Hotelaria ou Turismo, Qual Curso de Faculdade Escolher?

Elas têm muitos pontos em comum: Turismo e Hotelaria são duas carreiras bastante promissoras.

As duas áreas são bastante relacionadas e apresentam a característica de que, quando uma está em ascensão, a outra também fica aquecida. Isto ocorreu durante a Copa do Mundo FIFA realizada no Brasil e deve se repetir nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Turismo e Hotelaria oferecem boas opções de emprego, mas, para exercê-las, é necessário ser sociável, comunicativo e paciente.

Muitos outros eventos favorecem as carreiras de Turismo e Hotelaria: a corrida de Fórmula 1, no Autódromo de Interlagos (São Paulo), de Fórmula Indy (a partir de 2015, será realizada no Autódromo de Brasília, Semanas de Moda e muitos festivais, eventos e feiras. No Brasil, a profissionalização destes setores tem ocorrido em função da abertura de muitos bacharelados e graduação tecnológica, mas o país ainda explora pouco o seu potencial.



hotelaria ou turismo

Hotelaria ou Turismo, qual é a diferença?

Turismo (ou Gestão em Turismo) forma pessoas para trabalhar em agências de viagem, promoção de eventos, cruzeiros marítimos e empresas aéreas. O turismólogo pode trabalhar com assessoria a políticas públicas, para valorizar viagens regionais e de valorização da cultura local, com turismo ecológico, intercâmbios culturais, além de criar roteiros e definir projetos de visitas a parques e reservas ecológicas, além de parques temáticos. O salário inicial em agências de viagem é de R$ 1.500.

Quem se decide por Hotelaria trabalha em diversos cargos em hotéis, spas, flats e pousadas, da recepção à gerência, cuidando de atividades de hospedagem, bem-estar, lazer, alimentação e entretenimento. O profissional pode desenvolver diversas tarefas: capacitar e supervisionar o quadro de pessoal, organizar a infraestrutura e as instalações necessárias, negociar com fornecedores e também trabalhar no planejamento de novos projetos hoteleiros.

O salário de um recepcionista com curso superior é, em média, de R$ 1.100.

+ Leia: Curso de Hotelaria

curso de turismo e hotelaria

Curso de Turismo e Hotelaria

Os bacharelados têm duração de oito semestres, proporcionando uma formação mais abrangente, enquanto as graduações tecnológicas levam apenas a metade do tempo, oferecendo um aprendizado mais objetivo e específico. Para os bacharelados, os estágios supervisionados são obrigatórios para a conclusão do curso.

Tanto Turismo quanto Hotelaria exigem o domínio de línguas estrangeiras (especialmente inglês e espanhol), facilidade de inter-relacionamento e os horários de trabalho não são tradicionais: as funções em hotéis geralmente obedecem a escalas de plantões e, para se tornar um guia de turismo, é preciso gostar – e muito – de viajar. Os deslocamentos são constantes.

+ Confira: Curso de Guia de Turismo Online com Certificado

Antes de escolher a faculdade, é preciso verificar a ênfase oferecida pelo curso, que pode estar voltado para turismo de negócios, de aventura, ecoturismo, organização de eventos, etc. Muitas instituições de nível superior também ministram aulas de empreendedorismo, para os alunos que desejam montar seus próprios negócios. Alguns cursos integram Turismo e Hotelaria.

Nas duas áreas, a formação pode ser complementada com especializações e pós-graduações específicas ou em setores correlatos, como gastronomia, cuidados especiais (para crianças e idosos, por exemplo), cultura local, etc. Isto amplia o conhecimento e melhora as chances de boas colocações profissionais. Existem também muitos cursos livres que enriquecem o currículo.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *