Como Fazer uma Horta em Casa

Cozinhar com temperos fresquinhos, hortaliças, verduras e legumes colhidos na hora, ou fazer aquele chazinho com ervas frescas é delicioso, não é? Mas, para isso, é necessário ter acesso a uma horta, onde todos os temperos e ervas são cultivados. Esse artigo destinaremos a quem deseja fazer uma horta em casa, afim de consumir alimentos livres de agrotóxicos, confira.

Algumas pessoas pensam que é preciso muito espaço livre para montar uma horta, principalmente quando se trata de apartamentos ou casas pequenas. Porém, saiba que se você souber utilizar exatamente as nossas dicas de como fazer uma horta em casa, é possível aproveitar qualquer espaço, mesmo que pequeno. Saiba como fazer!

horta em casa



Como Fazer uma Horta em Casa

Confira abaixo um passo a passo para fazer uma pequena horta em casa, utilizando vasos. Em seguida, saiba também algumas dicas quanto à água, plantio e adubos.

1) É imprescindível escolher um vaso que possua furos em seu fundo. Desta forma, ocorrerá uma melhor drenagem. Porém, estes furos devem manter-se livres, para não atrapalhar na drenagem. Para protege-los, coloque um pequeno caco de telha formando uma casinha, para que os componentes que serão inseridos no vaso não fechem os furos;

2) Cubra o fundo do vaso com uma camada de argilas expandida ou com pedrinhas do tipo britas. Estes são importantes para a drenagem e para segurar a terra no vaso.

3) Para escoar a água e contribuir com a saúde das raízes, coloque uma camada de areia grossa. Dê preferência para as areias grossas utilizadas em construção.

4) Misture composto orgânico com um pouco de húmus de minhoca ou esterco de vaca e também areia, e coloque no vaso. O húmus e o esterco contribuirão para a fertilidade da terra.

5) Coloque a muda no centro no vaso e complete os espaços livres com composto orgânico. Preencha os espaços até a borda do vaso, compactando o composto para deixá-lo bem firme no vaso.

6) Regue a muda e a terra até que a água vaze pelos furos do fundo do vaso. Para finalizar a produção, acrescente algumas folhinhas secas ou pedrinhas para criar uma cobertura morta. Assim, o solo não se compactará, além de se manter úmido.

+ Confira também: Curso de Jardinagem e Paisagismo

Dicas de Cultivo

Nunca deixa a terra do vaso seca. Regue-a diariamente, sempre no início da manhã e no início da tarde. Quem reside em andares altos, vale irrigar também no início da noite, já que o vento resseca a terra com mais velocidade.

Não misture os tipos de mudas em um mesmo canteiro. Separe-as por finalidade como temperos, leguminosas etc.

Readube a terra uma vez à cada 40 dias, aproximadamente. O adubo utilizado pode ser tanto o adubo orgânico quanto o húmus de minhoca. Quanto às folhas secas que caem da muda, não as retire do vaso: elas também servem como adubo.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *