Dicas para Guardar Dinheiro Durante a Faculdade

A faculdade exige investimentos altos, mas é possível guardar dinheiro com algumas dicas. Confira como poupar enquanto se é universitário e tenha uma vida financeira bem tranquila no futuro.

Mesmo numa instituição gratuita, cursar uma faculdade custa bastante. É necessário investir em livros, traduções, pesquisas. Em geral, a instituição fica distante de casa, o que pode implicar gastos com transporte e alimentação. Mas, com algumas dicas, dá para guardar dinheiro durante os estudos e fazer uma poupança para o início da vida profissional.

universitário



Financiamento Estudantil

Se você escolher uma faculdade paga, verifique todas as possibilidades de bolsas de estudos oferecidas pela instituição de ensino e pelos governos estadual e federal. Não deixe de prestar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), porque ele é pré-requisito para a concessão de muitas bolsas e também para solicitar o FIES (Programa de Financiamento Estudantil) e do PROUNI (Programa Universidade para Todos). O primeiro financia os estudos com juros baixos (para pagamento após o término da faculdade); o segundo concede bolsas parciais e integrais.

Mais informações sobre o FIES, acesse: www.sitedofies.net, já para obter informações sobre o ProUni, acesse: www.sitedoprouni.com.br.

Custo com Livros e Materiais

A maioria dos professores universitários não indica um livro didático, mas relaciona uma série de livros sobre os temas que serão abordados. Geralmente, são utilizados apenas um ou dois capítulos de cada obra e, assim, é um desperdício comprar toda a lista. Portanto, em vez de correr para a livraria e adquirir todos os títulos, aguarde a indicação e peque o livro emprestado na livraria da faculdade. Seja organizado: são poucos os volumes disponíveis e praticamente toda a turma vai correr atrás deles. Não deixe a leitura para a última hora.

Alimentação

Lanchonetes de faculdade e os famosos carrinhos (de pipoca com queijo e bacon ou de cachorro quente “com tudo”) são tentadores, mas quase sempre muito caros. Como os estudantes passam longas horas na instituição, convém carregar pequenos lanches na mochila, como sanduíches embalados em papel alumínio e barrinhas de cereais. Se tiver que comer fora de casa, prefira os bandejões.

Se for preciso mudar de cidade para cursar a faculdade, dê preferência a morar em repúblicas estudantis. Além de poupar dinheiro com as contas, é possível dividir as tarefas domésticas, que sempre ocupam um tempo precioso, que pode ser utilizado para estudar ou para se divertir.

poupar

Despesas com Moradia enquanto se é Universitário

O aluguel de imóveis próximos às grandes faculdades é sempre mais caro. Portanto, coloque na ponta do lápis e verifique o que fica mais barato (não se esqueça de computar as despesas com os deslocamentos e, sempre que possível, encontre uma carona para ir às aulas ou à casa dos pais nos finais de semana).

+ Confira também:

Controle as despesas com o mercado. Compre apenas o que for consumir e mantenha geladeiras e armários sempre limpos. É comum, nos primeiros tempos morando sozinho, exagerar nas compras e acabar jogando fora muitos itens não consumidos. Não é preciso instalar internet em casa: aproveite os ambientes wireless (a maioria das faculdades oferece, além de bibliotecas, livrarias e shopping centers). Para ligações, troque o telefone pelo Skype.

Os tempos universitários são pródigos em novos amigos e amores. Reuniões em bares são muito comuns, mas limite o happy hour à sexta-feira; afinal, ninguém se matricula em uma faculdade para ficar no bar. Organize reuniões em casa, em sistema de rodízio, compre os comes e bebes no mercado e economize um bom dinheiro. As grandes redes de supermercado possuem marcas próprias de diversos produtos, mais baratos que os dos grandes fabricantes e com qualidade semelhante.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *