Graduação em Letras, é um Bom Curso?

Conhecer a língua em que um povo se comunica. Este é o principal motivo para escolher a graduação em Letras.

A história e a estrutura linguística de um idioma, seus meios de comunicação e sua literatura são o conteúdo da graduação em Letras. A cultura de um povo é toda construída sobre a fala; portanto, ciências como sociologia e antropologia seriam inviáveis sem este estudo básico.

Durante a faculdade de Letras, os alunos são preparados para trabalhar em diversos setores: secretariado especializado (com a opção por idiomas estrangeiros, como inglês e espanhol), editoração (com a criação, revisão, copidesque e crítica de textos para as mais variadas áreas), tradução, jornalismo, publicidade e, principalmente, a ministração de aulas nos ensinos fundamental e médio (para tanto, além do bacharelado, é preciso cursar a licenciatura, que é oferecida na maior parte das instituições de nível superior em conjunto com as disciplinas do bacharelado) e em escolas de idiomas.



Ao terminar a graduação em Letras, os estudantes podem optar por seguir a carreira acadêmica em mestrados e doutorados, dedicando-se a aulas em diversos cursos de nível superior e à pesquisa sobre línguas, literatura e cultura.

graduação em letras

Por que escolher Graduação em Letras?

A maioria dos graduados em Letras inicia a carreira profissional lecionando. Com a universalização do ensino médio cada vez mais presente no país, o número de vagas para professores em escolas públicas e particulares tem aumentado sensivelmente.

A maior parte das carreiras do magistério, no entanto, não oferece boas condições de trabalho (salários baixos e falta de suporte pedagógico e psicológico), motivo por que a boa parte deste pessoal acaba desenvolvendo outras atividades ou preparando-se para prestar concursos públicos que exijam nível superior, já que são cargos com salários iniciais bem mais atraentes.

Estudantes recém-saídos do nível médio têm cada vez menos optado pelas licenciaturas. Entre 2011 e 2012, a procura por estas vagas cresceu apenas 0,8% em todo o país. Muitos jovens matriculados em faculdades de Letras e Ciências Humanas foram aprovados em segunda opção: o desejo inicial era cursar outra área acadêmica. Em outros casos, a escolha foi feita com base na maior oferta de vagas e no menor investimento no curso.

Mesmo assim, muitos profissionais graduados em Letras – e em outras áreas ligadas ao magistério – permanecem firmes nas salas de aula. Alguns professores chegam a afirmar que não se trata de uma profissão, mas de uma espécie de sacerdócio.

Faculdade de Letras tem boas oportunidades?

Quem escolhe uma graduação em Letras deve estar preparado para nunca deixar de estudar. Além dos aspectos específicos do idioma – estrutura linguística, gramática, regência, etc. –, é preciso estar atento às inovações pedagógicas.

Quem decide ser professor precisa estar preocupado com as questões sociais, já que a educação é a melhor forma de inclusão social. Quem passa seus dias na sala de aula não transmite apenas conteúdos, mas participa ativamente da vida dos alunos.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *