Google Acadêmico – Teses, TCC, Monografias

Cursos Gratuitos // Informações // Google Acadêmico – Teses, TCC, Monografias



O Google Acadêmico ou Google Schoolar – scholar.google.com.br é um serviço do Google para pessoas que buscam conhecimento científico de determinada matéria. Criado em 2004 e com disponibilização de versão em português em 2006, auxilia estudantes, professores, pesquisadores e escritores a aumentar o seu conhecimento e a controlar onde e quando as suas obras estão sendo utilizadas por terceiros.

Google Acadêmico

Google Acadêmico

O serviço acumula sumários, índices, citações, trabalhos de conclusão de curso, teses, dissertações, artigos, periódicos e até livros completos, tudo utilizando a conhecida mecânica de pesquisa do Google, sendo possível a utilização de diversos filtros e classificações, como por relevância e data de publicação.

Com a popularização da internet e do próprio serviço do site, é crescente a quantidade de bibliotecas que contribuem para a base de dados, aumentando a qualidade e a diversidade de conteúdo, sendo cada vez mais útil às pessoas que não tem condições de se deslocar até uma biblioteca ou apenas preferem acessar o conteúdo no conforto de casa.

Publicidade

E não é só a internet que cresce. Cresce, também, a busca pelo conhecimento, pelo destaque. Quem quiser se destacar no mercado de trabalho, deve ter um conhecimento amplo, geral. Nem todos têm condições de comprar livros ou periódicos, buscando informações gratuitas na internet. Ocorre que nem sempre o conteúdo do Google “normal” é o mais confiável. Muitas páginas são escritas por pessoas que não dominam a matéria e acabam prejudicando outras pessoas que estavam em busca de aprendizado gratuito e de qualidade.

Para filtrar os resultados qualificados, o Google criou um serviço interessante para os acadêmicos, uma ferramenta que reúne publicações de todo o mundo e é disponibilizada em 13 idiomas (português, inglês, espanhol, alemão, francês, chinês – simplificado e tradicional, turco, polonês, japonês, coreano, italiano e holandês).

O conteúdo do Google Acadêmico é muito mais confiável do que o da busca normal, pois são pesquisados itens acadêmicos, escritos por estudantes ou profissionais, não por qualquer pessoa na Wikipedia, por exemplo. Claro que pode haver informações incorretas no Google Acadêmico, mas todos são analisados previamente por especialistas (peer-rewiewed).

A ferramenta Google Acadêmico permite que o usuário utilize diversos filtros para localizar o que procura, sendo possível delimitar bastante a busca pela pesquisa avançada, conforme formulário abaixo:

Google Acadêmico

É possível escolher palavras, trechos, palavras que não devem constar, se as palavras estão no título ou no corpo do documento, a autoria, onde foi publicado e a sua data.
Assim, é fácil para o internauta localizar bibliografia para o seu trabalho.

Crie um perfil no Google Acadêmico

E a facilidade não é apenas para quem deseja fazer um trabalho, mas também para os autores que tem suas obras citadas. O Google Acadêmico oferece aos autores uma ferramenta que localiza as suas citações e as agrupa, criando relatórios e gráficos para o autor poder analisar a sua “performance” na web. Para que seja possível tal acompanhamento, o autor deve criar um perfil no Google Acadêmico, preenchendo um cadastro simples (http://scholar.google.com.br), colocando seus dados pessoais e artigos.

Com o perfil criado, é possível que o autor seja seguido, assim como ocorre nas redes sociais, desde que seu perfil seja público. É possível que os outros usuários visualizem tal perfil, que agrupa dados pessoas, a quantidade de citações e os textos publicados.

Google Acadêmico

A tendência é de que, daqui a alguns anos, o repositório seja multiplicado, pois, cada vez mais, as instituições de ensino exigem a entrega dos trabalhos em meio eletrônico e os disponibilizam gratuitamente fisicamente e pela internet.

Instituições como a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul são facilmente encontradas pelo Google Acadêmico, pois possuem repositórios digitais com bastante conteúdo fornecido tanto pela graduação como pela pós-graduação. Esses são os arquivos que são encontrados com mais facilidade.

Livros completos aparecem menos, sendo comum a apresentação de seus sumários. Ainda assim, a informação é muito útil e facilita a busca, pois não será preciso perder horas na biblioteca ou na livraria procurando livros e lendo seus sumários. A busca será muito mais objetiva com o auxílio do Google Acadêmico.

A ferramenta torna-se essencial para a vida dos acadêmicos, possibilitando o acesso não só a bibliotecas locais, mas do outro lado do planeta. Os trabalhos podem ser muito mais elaborados, com citações de artigos estrangeiros, com ideias de pessoas de outras culturas, interesses e regiões.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
| categoria: Informações , google academico tcc, google academico, google acadêmico teses, google acadêmicos
Comente no Facebook

1 Comentário sobre "Google Acadêmico – Teses, TCC, Monografias"

Participe você também, faça seu Comentário!

  1. iolanda pazito serra disse:

    com certeza, será de grande valia para as produções acadêmicas

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...