Globalização – O que significa? Resumo e Conceito

A Globalização é um fenômeno resultante do barateamento dos meios de transporte e de telecomunicação de todos os países no final do século vinte e começo do século vinte e um. A Globalização implica em um forte processo de aprofundamento de junção econômica, social, política e cultural entre os países do mundo, estreitando as suas fronteiras em todos esses aspectos.

globalização

O que significa Globalização?

A Globalização é um conjunto de ações provenientes da necessidade da própria dinâmica capitalista em se formar uma espécie de aldeia global que consiste na permissão de trazer maiores mercados para os países desenvolvidos, uma vez que os mercados internos já não dão mais conta de atender sua demanda. A ideia de aldeia global, assim, se refere à criação de uma rede de conexões entre pessoas e lugares do mundo, encurtando suas distâncias e facilitando sua interação.



Desse modo, a Globalização é uma instância de integração e de aproximação entre as pessoas em todos os aspectos de sua união. Com o capitalismo em voga, torna-se viável a realização das transações financeiras, a expansão de negócios para outros limites, em contrapartida a concorrência se torna cruel e mais acirrada.

Relatada desde os tempos da Revolução Industrial, a Globalização atinge a todas as áreas da sociedade, especialmente no que toca à comunicação, ao comércio internacional e à presença das marcas mundiais em todos os lugares, à liberdade de movimentação e locomoção, entre outros fatores. A Globalização se responsabiliza pelo encurtamento das fronteiras e territórios entre os povos.

A Comunicação na Globalização

A rede mundial de computadores, a internet, está para o cerne da comunicação na Globalização, tal como o capitalismo está para o seu viés financeiro. A comunicação virtual proporcionado pela internet permite um fluxo intenso, dinâmico e rápido de ideias e informações entre pessoas e culturas dos mais diversos lugares do mundo. Cada vez mais acessível, com o aumento da universalização do acesso aos meios de comunicação, todos têm seus celulares, seus televisores e seus computadores.

A importância da Globalização

Com a Globalização a melhoria da qualidade de vida das pessoas se torna iminente, com o acesso facilitado às novas tecnologias, aos medicamentos, ao barateamento de alimentos e à diversidade de produtos e de serviços disponíveis no mercado, os povos de países considerados emergentes têm apresentado índices de aumento de longevidade e baixa de pobreza nos últimos tempos.

Aperfeiçoa-se também, com a Globalização, o aumento da geração de empregos nas indústrias, com a exigência mínima de mão de obra mais barata e menos qualificada e em grande escala, o que é benéfico para a economia de vários países.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *