Gestão Patrimonial – O que é? Cursos e Conceito

Gestão patrimonial é o conjunto de procedimentos e métodos para a administração de um empreendimento.

O patrimônio de uma empresa é formado por seus ativos (inclusive as previsões de receita) e os passivos. A gestão patrimonial adequada garante que as contas permaneçam positivas, e isto não significa apenas que os ativos superem os passivos: parte dos ativos está imobilizada: os imóveis em que a empresa está instalada, máquinas e equipamentos, mobiliário, etc. É preciso formar fluxo de caixa, para cumprir os compromissos (folha de pagamento, impostos, despesas com fornecedores) para garantir a sobrevivência e mesmo a ampliação dos negócios.

Gestão Patrimonial

Gestão Patrimonial



É preciso também se adequar à legislação vigente, que determina normas para o controle do patrimônio: é a chamada engenharia de avaliações, por meio da qual são feitas avaliações de todos os bens do empreendimento. São laudos de vida útil e testes de impairment, pelos quais é feita a revisão do valor dos bens, depreciando-os ou valorizando-os. Por exemplo, uma máquina se desgasta naturalmente com o uso e, por isto, a cada ano, seu valor é reduzido. Por outro lado, um terreno pode estar situado numa área de grande especulação imobiliária, fato que puxa seu preço para cima.

É preciso atualizar constantemente o valor dos bens que constituem o patrimônio, para conhecer efetivamente a disponibilidade de recursos no curto, médio e longo prazos. Isto é necessário para planejar novas aquisições, diversificar os negócios e ampliar linhas de produção e comercialização. A atualização também é importante para evitar problemas com a Receita Federal.

A gestão patrimonial é uma atividade para técnicos em Contabilidade e bacharéis em Ciências Contábeis e Atuariais. A própria definição de contabilidade é esta: ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades mediante registro técnico e exposição detalhada, visando oferecer informações sobre o valor, composição e variação dos bens.

Gestão Patrimonial

O balanço patrimonial reflete estatisticamente a situação financeira de uma determinada empresa e é útil no planejamento de investimentos e aplicações, e também na captação de recursos. Quando uma empresa está capitalizada e dispõe de bens para fazer frente a eventuais crises do mercado, consegue obter empréstimos com mais facilidade e menores taxas de juros.

Os cursos abordam o balanço patrimonial, balancetes periódicos, análise de receitas, despesas e resultados, livro razão e caixa, baixa de ativo imobilizado, identificação de ativos imobilizados, razão auxiliar, balanço de depreciações, imposto de renda e relação de bens por grupo.

O curso de gestão patrimonial também deve ser feito por servidores públicos responsáveis pelo inventário dos bens permanentes dos órgãos municipais, estaduais e federais. Em geral, os próprios órgãos disponibilizam o curso online. As normas de gestão patrimonial dos bens públicos foram alteradas em 2012 e o curso de atualização é obrigatório. Na esfera privada, diversas escolas oferecem cursos presenciais e online de gestão patrimonial.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *