Gestão da Produção Industrial – Cursos, Profissão e Salário

Os profissionais da gestão de produção são tecnólogos especialistas em processos de fabricação. Com formação técnica equivalente a formação superior do engenheiro de produção, o tecnólogo gestor de produção é habilitado para aumentar e garantir a produtividade na empresa, reduzindo gastos e custos referentes à produção, bem como está apto a averiguar a qualidade final de tudo o que se é fabricado e está sob seu aval.

É o trabalhador da gestão de produção industrial que está capacitado para analisar e conhecer cada especificidade de todas as fases do trabalho da fábrica, o funcionamento adequado das linhas de produção automatizadas e os programas de computador que contêm o controle e a elaboração direcionados aos balanços financeiros como um todo em uma indústria.

Produção Industrial



Gestão da Produção Industrial

Além disso, na prática de sua rotina de trabalho nas fábricas, os profissionais da gestão de produção administram de fato as relações entre os operários e o engenheiro de produção, sendo um verdadeiro mediador e facilitador da comunicação entre as pessoas na fábrica. Os tecnólogos gestores de produção preveem e assistem os custos, de modo a determinar a aquisição de novas máquinas que sejam necessárias ao ambiente de trabalho, assim como recomendam a aplicação de novas rotinas trabalhistas e de novos recursos tecnológicos. Esses profissionais tratam ainda da logística de circulação dos produtos na fábrica, selecionando e supervisionando desde o tratamento dado às matérias brutas, o controle e a qualidade dos processos até sua expedição como resultante final.

A crescente demanda pelo tecnólogo gestor de produção industrial tem se mostrado uma tendência no mercado de trabalho. O curso de formação dos profissionais da gestão de produção é um curso de abrangência técnica, em linhas gerais, as matérias contempladas são concentradas em disciplinas teóricas e mais direcionadas para a plenitude da execução das tarefas desse profissional, suas responsabilidades e rotinas trabalhistas.

Entre os conteúdos mais gerais, encontram-se os tópicos de cálculo, física e informática; entre as matérias especificas, há tópicos referentes ao planejamento e controle de produção, administração de indústria, execução de orçamentos, custos, controle de qualidade, entre outros. Os cursos de produção industrial também abordam aulas práticas e prática de estágio supervisionado.

Produção Industrial

Fato inegável é que a gestão da produção industrial é um trabalho presente em todos os setores – seja ele na indústria, no comércio ou na prestação de serviços – desse modo, a função desses profissionais é de fundamental importância para o pleno andamento dessas organizações.

O tecnólogo gestor de produção atuará na área estratégica e de planejamento da produção, poderá ainda prestar serviços em pequenas e médias empresas, bem como poderá ser consultor no planejamento e na otimização das atividades e dos projetos da fábrica.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *