O que Faz um Gerente de Vendas, sua Função e Salário

A profissão de gerente de vendas é uma boa opção para quem quer seguir carreira neste tipo de mercado. No entanto, antes de iniciar a sua trajetória neste segmento, é importante saber quais são as funções deste profissional, suas atribuições e que qualidades ele deve possuir para se dar bem nesta área.

O que faz um gerente de vendas?

Basicamente, o gerente de vendas é o profissional que gerencia as estratégias de vendas de uma empresa. Ele participa e coordenado todo o planejamento anual e fica atento às melhores práticas do mercado em que está inserido. Seu objetivo é sempre cumprir metas, captar e desenvolver novos clientes e oportunidades de negócios. Cabe a ele, também acompanhar e analisar o desempenho da equipe de vendas, promovendo as correções necessárias.

Não apenas vendedor, mas também líder!



cargo de gerente de vendas

O gerente de vendas precisa entender desde o início que, ao assumir este cargo, ele não é apenas mais um vendedor, mas sim um líder que vai gerenciar uma equipe e apontar as melhores práticas e caminhos rumo ao sucesso e ao cumprimento das metas estabelecidas.

Por isso, apenas conhecimento técnico não vai bastar. Este profissional precisa saber lidar com as pessoas, ter jogo de cintura, saber relevar e ser duro na hora certa. É preciso saber que cada vendedor tem a sua personalidade, estilo, pontos fortes e fracos e saber trabalhar todas essas questões, harmonizando-as. Só assim conseguirá extrair o máximo possível de cada membro da equipe de vendas. Lembre-se que, nesta posição, o seu sucesso é o sucesso da equipe.

+ Confira também: Curso de Gestão de Pessoas Grátis

Algumas dicas importantes para quem pretende seguir nesta área:

Aprender a ouvir: estando em uma posição de liderança, o gerente de vendas precisa saber ouvir seus comandados para tomar as decisões corretas e contornar situações muitas vezes delicadas.

Estude o processo de vendas: seja curioso, esteja atento ao mercado, tente entender como ele se comporta e como poderá se comportar no futuro. Busque inovações e soluções para atingir suas metas e objetivos.

gerente de vendas e suas funções

Quanto Ganha um Gerente de Vendas?

A profissão de gerente de vendas está em alta. Segundo um levantamento realizado pela emissora de televisão britânica BBC, ela é uma das dez profissões mais promissoras no Brasil atualmente.

Por isso, a concorrência por uma vaga dessas pode ser bastante forte, mas também muito recompensadora. A faixa salarial para um gerente de vendas pode variar de R$ 8 mil a R$ 18 mil, dependendo da região, do porte da empresa e da experiência, qualidades e bagagem do profissional.

Finalizando, um gerente de vendas precisa não apenas ser um bom vendedor, mas um grande líder. Com conhecimento técnico sobre o tema e uma liderança inspiradora, com certeza será possível levar a sua equipe de vendas aos resultados desejados.

+ Confira também: Curso de Chefia e Liderança com Certificado


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *