Fotojornalismo – Fotografia e Jornalismo

Não basta somente ter um ótimo texto jornalístico, cheio de detalhes e emoção se nenhuma imagem for agregada a esta reportagem pode até dificultar o entendimento da matéria. Por isso, há um ramo do jornalismo que se baseia no uso de imagens em reportagens, para um maior destaque e entendimento da reportagem, trata-se do fotojornalismo.

Misture sua paixão de jornalista com a de fotografias e pronto, você certamente será um bom candidato a seguir a carreira de fotojornalismo.

fotojornalismo



Fotojornalismo

O fotojornalismo consiste no uso de imagens que possam passar informação de maneira mais clara e objetiva possível, para quem ler uma reportagem possa tirar as suas conclusões baseadas em todo o tipo de informação recebida, seja por texto, seja por fotos. Pode-se considerar o fotojornalismo um tipo de especialização no ramo do jornalismo.

Esse tipo de foto pode transmitir toda a informação por si só, para isso depende de toda a técnica que o fotógrafo usa na hora de tirar a foto, além de  todas as fontes de informações utilizarem fotografias, desde jornais e revistas impressos até as vastas fontes de informações da internet, como blogs, portais de notícias gerais ou blogs especializados, ou seja, o campo de trabalho no fotojornalismo é bem vasto.

O fotojornalismo é um ramo que pode ser explorado através de diversos assuntos e os principais são os seguintes:

  • Fotografias policiais
  • Fotografia cultural
  • Fotografia esportiva
  • Fotografia social

Conforme o interesse do jornalista, ele pode trabalhar para um segmento de fotografia ou para vários segmentos, apesar que quanto maior o leque de opções, melhor para o jornalista. Na área do fotojornalismo, o fotógrafo deve aplicar técnicas próprias para obter um bom material, pois conforme o tipo de matéria, o fotógrafo precisará de uma boa posição e de agilidade para tirar a foto, como no caso de celebridades ou/e políticos.

Outros tipos de foto há a necessidade de um pouco mais de insistência, ou boas horas de espera por um flash, como no caso de conseguir uma foto de algum artista em ascensão ou internacional que visita o Brasil ou de um político acusado por exemplo, por isso que no fotojornalismo não basta tirar somente uma foto, é fundamental ser um pouco de jornalista também.

fotojornalismo

Há casos que a notícia vem ao encontro do fotógrafo, ou seja, notícias que interferem no dia a dia da cidade, como tragédias, enchentes, acidentes de trânsito, bombas, enfim, como os fatos acontecem a todo o tempo em todo o lugar, isso significa que não faltará trabalho para quem deseja seguir no fotojornalismo.

Os profissionais podem trabalhar tanto em redações de jornais, revistas e televisão ou como freelancer. Tirar uma foto relevante e vender para algum órgão de imprensa, ou seja, boas fotos podem render boas matérias e até carreira promissora no fotojornalismo.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *