Física Computacional – Curso, Faculdade e Informações

A Física Computacional é um campo multidisciplinar da Ciência, que envolve os conhecimentos da física aplicados ao campo da computação. De maneira resumida, é uma ciência que desenvolve algoritmos computacionais para resolver problemas da física.

Sabemos que a Física é um campo que exige muita matemática e, frequentemente, esses cálculos se tornam complexos demais para serem resolvidos por seres humanos. Nessa lacuna é que surge a física computacional, como uma ferramenta para resolução de problemas complexos com auxílio de computadores cada vez mais poderosos.

Física Computacional



Física Computacional, entenda o que é…

Esse campo do conhecimento surgiu de dentro da física, quando muitos cientistas (físicos de formação) procuravam pessoas capazes de desenvolver programas que ajudassem na solução de problemas físicos. No entanto era difícil de encontrar pessoas, que não tinham estudado física, capazes de desempenhar essa tarefa e a solução foi buscar dentro dos departamentos de físicas, alunos que pudessem programar.

Inicialmente esse curso era apenas uma habilitação da física ou um programa de pós-graduação em algumas universidades. Atualmente é possível encontrar a Física Computacional como curso de graduação, inclusive no Brasil.

Cursos de Física Computacional

O curso de Graduação em Física Computacional tem duração de 4 anos e o aluno terá uma formação completa de físico. O curso fornece ainda uma excelente base de computação e matemática, que possibilita ao aluno ter um amplo campo de atuação no mercado.

Pelo lado da computação o aluno aprende princípios da teoria da computação e aprende a programar em diversas linguagens utilizadas no meio científico. O aprendizado inclui também a computação paralela e princípios de computação de alto desempenho, pois nessa área não é incomum o uso de supercomputadores para simulações e cálculos complexos.

No Brasil é possível cursar a Graduação em Física Computacional na UFF (Universidade Federal Fluminense), UnB (Universidade de Brasília) e na USP-IFSC (Universidade de São Paulo – Instituto de Física de São Carlos).

Aplicações da Física Computacional e Mercado de Trabalho

A Física Computacional tem aplicação em diversos campos, realizando simulações e experimentos, como a mecânica dos fluídos, física do estado sólido, teorias dos campos, física quântica e muitas outras. Sua principal aplicação é na simulação de experimentos que seriam perigosos de ser realizados, que seriam caros demais ou até mesmo em experimentos impossíveis, como é o caso das simulações de formações de galáxias e outro eventos astronômicos.

Como a física tem aplicação em diversas indústrias, a física computacional é muito requisitada pelo mercado. Setores como o automobilístico, aeroespacial, naval ou civil utilizam muitas simulações antes de entrar na fase de produção (ou construção) e, com o crescimento da indústria nacional, a procura por esses profissionais tem crescido muito.

Outro setor com grande demanda por esses profissionais é a metereologia.  A Metereologia utiliza grandes volumes de dados vindos de diversas fontes, inclusive imagens de satélites, nesse contexto, o físico computacional tem a função de utilizar esses dados e, junto com supercomputadores, realizar as previsões à respeito do tempo.

Por se tratar de profissionais altamente especializados e cujos centros de formação são escassos, os salário de físicos computacionais são bem altos e podem chegar a R$150.000 por ano, bem acima de salários de outras categorias como médicos ou engenheiros.

Fora do país, o mercado de físicos computacionais é bem mais amplo e os salários podem ser ainda maiores. Os maiores mercados para essa profissão são o Estados Unidos e a Alemanha, onde grandes indústrias “buscam” os alunos ainda dentro das salas de aula para trabalhar.

O Físico computacional pode atuar ainda dentro da área de pesquisa. Para isso é necessário fazer pós-graduações como mestrado e doutorado. Por ser uma área relativamente nova, os campos de pesquisas são amplos e há muito espaço para novos pesquisadores.

Com o país caminhando para a produção de tecnologia nacional em diversos setores, como enriquecimento de urânio e perfuração de poços no pré-sal, escassez desses profissionais já é sentida.A procura por profissionais qualificados será ainda maior nos próximos anos, logo, a profissão de Físico computacional, é uma ótima oportunidade para quem se interessa por física e não deseja apenas dar aulas em colégios, como é o destino de grande parte dos formandos do curso de física no Brasil.A Formação proporcionada combina a teoria e a prática necessárias para atuação dentro da indústria, facilitando em muito a entrada no mercado de trabalho.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *