FIES – SisFIES – Inscrição e Informações

Cursos Gratuitos // Informações, Ministério da Educação, Utilidade Pública // FIES – SisFIES – Inscrição e Informações



Conseguir completar um ensino superior não é só o sonho de diversas pessoas, mas também um grande diferencial na hora de conseguir as melhores vagas de emprego do mercado de trabalho atual. Para quem não possui condições financeiras atualmente, mas ainda sim quer cursar o ensino superior, existe o FIES – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.

FIES

FIES

O que é FIES e SisFIES ?

O SisFIES ou FIES como é mais conhecido, é um sistema que ajuda o aluno a financiar até 100% da universidade que se pretende cursar. Criado pela Caixa Econômica Federal, o FIES ajuda o aluno a manejar as mensalidades, aumentando o tempo de pagamento para que assim o mesmo possa se adequar aos valores, além de poder ao longo do curso já estar trabalhando na área e conseguir assim terminar os pagamentos.

Com apoio do Ministério da Educação – MEC- o FIES ajuda o aluno a realizar o curso de graduação que deseja em instituições particulares. Todos os estados do Brasil possuem universidades participantes do SisFIES.

Publicidade

FIES

FIES Inscrição

Como fazer inscrição no FIES ?

Para se inscrever no programa FIES, é simples e rápido, iremos lhe ensinar o passo a passo.

Se você não tem cadastro ainda no SisFIES, você primeiro deve criar um cadastro para assim ter acesso ao sistema: sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/solicitar-acesso
Se você já tem acesso ao sistema informatizado do FIES, então você poderá realizar do inscrição através do site: sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal

Como funciona o cadastro e a inscrição FIES ?

Cadastrando seu CPF, data de nascimento e endereço de e-mail. O candidato receberá uma ficha via e-mail, a qual deverá preencher para efetivar a inscrição FIES.

Após preencher a ficha de inscrição FIES, o sistema do SisFIES irá liberar um simulador de financiamento, para que o candidato possa observar suas possibilidades em relação às instituições e cursos escolhidos. Nesta etapa, o futuro aluno deve informar a instituição, o curso, a duração do curso, o percentual de financiamento que pretende e o período do curso que será financiado. O sistema então gera a simulação e o aluno pode prosseguir com a solicitação de inscrição FIES.

Informações sobre o Financiamento Estudantil FIES

Qual o auxílio do FIES ?
O estudante pode financiar de 50% a 100% do valor da mensalidade, com taxas de 3,4% ao ano. Durante o período do curso, o aluno paga apenas o valor máximo de R$ 50 a cada três meses, referentes aos juros.

O financiamento estudantil FIES é dividido em três etapas: estudo, carência e amortização. Na etapa de estudo (aproximadamente de 4 anos) o aluno pagará uma parcela trimestral de no máximo 50 reais. Na parte de carência, que corresponde aos 18 meses posteriores à conclusão do curso, o aluno também pagará a parcela trimestral de até 50 reais. Depois dos 18 meses há o período de amortização, na qual o valor restante que o aluno tem a pagar será dividido em parcelas por até 13 anos.

Quais universidades e faculdades participam do FIES ?

Em todo o Brasil, centenas de instituições participam do FIES ofertando financiamento de 50% a 100% da mensalidade. Confira clicando aqui as instituições que fazem parte do programa e podem conceder o financiamento do FIES.

FIES

FIES Caixa e Informações

Muitos acabam achando que o FIES Caixa é diferente do FIES oferecido pelo governo federal. A questão é que ambos são o mesmo programa de incentivo a educação. As inscrições FIES Caixa são feitas da mesma forma que já explicamos acima, e toda a parte de seleção dos candidatos são definidas pelo próprio MEC.

O FIES veio para substituir outro programa de crédito estudantil em 1999, com o passar dos anos, o programa foi se atualizando junto as tecnologias que foram surgindo e se moldando da melhor forma para privilegiar os brasileiros que não possuem condições de pagar por um curso superior mas tem vontade de se graduar.

Mais de 600 mil estudantes já foram beneficiados apesar de estudos apontarem que o FIES ainda possui baixa adesão. E é por isso que o governo vem tentando realizar modificações na estrutura do programa, uma delas é a novidade de se livrar da taxa de matrícula, onde antigamente os alunos que queriam usar o FIES eram obrigados a pagar sua matrícula, se inscrever no programa, e só depois receber o ressarcimento. Já agora, o aluno pode se inscrever no FIES antes de concluir o processo de matrícula. As taxas serão custeadas pelo FIES e os valores, incluídos no financiamento.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...