Feng Shui – Dicas para Hamonizar sua Casa

O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa que oferece paz, harmonia e prosperidade à casa ou escritório.

A proposta do Feng Shui é harmonizar oito áreas da vida: amizades, família, relacionamentos, criatividade, espiritualidade, prosperidade, trabalho e sucesso, que são aperfeiçoadas com cores e objetos. O Feng Shui pode ser aplicado em toda a residência ou em apenas um ambiente, em geral aquele em que a família se reúne com mais frequência, como a sala de estar ou a cozinha.

Em chinês, Feng Shui significa vento água. De acordo com o Taoísmo, vento é Yang, a água é Yin. São complementares, como o masculino e o feminino, o ativo e o passivo.



Feng Shui

Dicas de Feng Shui

A técnica é usada para atrair e manter influências positivas num ambiente, ao mesmo tempo afastando as negativas. Mestres chineses teriam identificado que cada edificação e região correspondem a determinados fluxos energéticos. Constatando que estas vibrações trazem efeitos benéficos ou maléficos, encontraram uma forma de equilibrar ambientes com objetos, temas e cores dessas regiões. A relação é direta: aproximando-se da energia positiva, a pessoa recolhe benefícios e vice-versa. É a chamada abertura para que a energia vital (Chi) possa fluir livremente.

Os princípios do Feng Shui são semelhantes aos da acupuntura. As agulhas energizam pontos do corpo, fazendo a energia estagnada fluir, da mesma forma que um consultor em Feng Shui encontra focos positivos e os aperfeiçoa, enquanto neutraliza os negativos. A técnica tenta explicar por que alguns cômodos são pouco ou nunca usados, por que uma família está sempre doente e por que nos sentimos tranquilos em alguns ambientes, por exemplo.

Com o desenvolvimento da técnica, consultores passaram a trabalhar com dois aspectos: o físico e o espiritual. Na parte física, o Feng Shui não recomenda o alinhamento de portas e escadas, nem de objetos pontiagudos voltados para portas e janelas.

A questão espiritual é mais subjetiva: é a detecção de influências negativas e sua neutralização. Este estudo é feito apontando-se os campos magnéticos, através de cálculos bastante complexos. Ele ajuda a definir o posicionamento dos móveis e a escolha de objetos de decoração.

Atualmente, existem várias escolas de Feng Shui. As escolas da Bússola e da Forma descendem da técnica tradicional chinesa. A do Chapéu Preto, tibetana, utiliza o Ba Guá para alinhar a porta de entrada ao norte (guá).

Feng Shui

O Ba Guá é um octógono que representa o ciclo das estações. Isto gerou polêmica quando o Feng Shui ganhou força no hemisfério sul, já que aqui as estações do ano são invertidas. Segundo a Técnica do Espelho, abaixo da linha do Equador, devem ser usadas posições opostas.

Não existem evidências científicas sobre o efeito do Feng Shui, mas, mesmo sem conhecer filosofia chinesa, muita gente acredita em energias e vibrações. Especialistas citam alguns objetos favoráveis: sapos atraem prosperidade, cristais energizam o ambiente (devem ser postos no sudoeste ou centro da casa) e elefantes garantem sabedoria. Não é uma ciência, mas a técnica tem certa lógica.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *