Fazer Faculdade ou Curso de Tecnólogo: Que Profissão Seguir?

Depende do tempo e do tipo de carreira que se pretende desenvolver. As formações de bacharel e de tecnólogo têm pontos em comum e também muitas diferenças.

Esta é uma dúvida comum entre os estudantes que estão encerrando o ensino médio. O que é melhor? Fazer um bacharelado ou graduação tecnológica? Existem algumas diferenças básicas entre eles. A primeira delas é que um bacharel recebe um diploma ao final do curso e um tecnólogo, um certificado de conclusão. Ambos os documentos, no entanto, permitem a continuidade dos estudos em pós-graduações lato e stricto sensu (respectivamente, mestrados profissionais e acadêmicos).

faculdade ou tecnólogo



Fazer Faculdade ou Curso de Tecnólogo?

Enquanto um bacharel passa, na maioria dos casos, quatro anos na faculdade para obter o diploma, um tecnólogo está apto a entrar no mercado de trabalho depois de cursar apenas dois.

Algumas faculdades oferecem a graduação tecnológica em quatro semestres; cursando mais quatro, o aluno conclui o bacharelado. É o caso, por exemplo, de um curso tecnológico de Logística, que pode ser complementado com o título de bacharel em Administração. A situação não ocorre apenas na área de humanas: um tecnólogo em Análises Clínicas também pode o diploma de Farmácia; um tecnólogo em Banco de Dados, o de Tecnologia da Informação.

As opções são muitas, mas é preciso avaliar a qualidade da instituição de ensino, já que a proliferação dos cursos tecnológicos (e também de muitos cursos de bacharelado) no Brasil tem prejudicado a qualidade do ensino e de nada adianta perder tempo –sejam dois, sejam quatro anos – em curso que não abre as portas do mercado de trabalho.

+ Leia: Fazer Curso de Tecnólogo Vale a Pena?

Atividades Profissionais e Diferenças

Um bacharel pode atuar em várias áreas: por exemplo, um arquiteto participa da construção ou reforma de edifícios, urbanização de bairros e cidades, planejamento paisagístico, organização do mobiliário urbano, comunicação visual e design de interiores. Ele interfere na concepção do projeto e em todas as etapas da sua realização.

Confira algumas faculdades:

As atividades de um tecnólogo em Edificações, por outro lado, são mais restritas: ele fica no canteiro de obras, coordenando atividades de terraplenagem, compra de material de construção, organização das tarefas dos operários, etc. Urbanismo, paisagismo e design de interiores não fazem parte da sua rotina profissional.

Confira alguns artigos sobre cursos de tecnólogo e técnicos:

Da mesma forma, um administrador de empresas (curso de bacharelado) pode atuar em várias áreas, em muitos casos com a colaboração de formados em graduações tecnológicas como Recursos Humanos, Marketing, Gestão Financeira, Logística, etc.

Estudantes que pretendam atuar como professores do ensino regular (fundamental, médio e superior) devem cursar inicialmente o bacharelado. Apenas este título franqueia os cursos de licenciatura. São várias as áreas: Biologia, Letras, Matemática, Química, História, etc. Para dar aulas para crianças (educação infantil e Fundamental I), é necessário estudar Pedagogia. Muitas faculdades oferecem as disciplinas da licenciatura em conjunto com os últimos semestres do bacharelado, permitindo a conclusão em quatro anos.

tecnólogo ou faculdade

Salários: quanto ganha um bacharel e um tecnólogo?

Ainda não há estudos suficientes que demonstrem, no Brasil, discrepâncias entre as condições de emprego, oportunidades de trabalho e os salários pagos a um tecnólogo e a um bacharel. Mesmo nos cursos mais amplos, os alunos podem configurar sua grade curricular para determinada área de atuação. No caso de Administração de Empresas, o estudante que privilegiou o aprendizado de técnicas de marketing terá dificuldades em ocupar uma vaga na gestão financeira.

O importante é ter em mente que, além da formação em nível superior, outros fatores contam pontos no ingresso no mercado de trabalho, como domínio de idiomas, experiência profissional na área, cursos de especialização, domínio de informática (com ênfase nos programas mais usados no segmento) e a qualidade da faculdade cursada.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *