Fazer Arquitetura sem Saber Desenhar, é Recomendado?

Para trabalhar com Arquitetura, é preciso saber desenhar para os aspectos técnicos.

Esta é uma dúvida que assalta todos os estudantes de nível médio que estão propensos a prestar o vestibular para Arquitetura. Na verdade, existem cursos específicos de desenho arquitetônico – e muitas faculdades aplicam esta prova para selecionar os candidatos. Mas não é necessário saber desenhar artisticamente e, mesmo no exercício da profissão, muitos programas de computador fazem esta parte do serviço.

desenhos arquitetônicos



Fazer Arquitetura sem Saber Desenhar

Portanto, os futuros arquitetos podem começar a se preparar em cursos de linguagem e desenho arquitetônico e de programas como o AutoCAD e o Revit. Vale lembrar que o curso de Arquitetura não exige apenas a capacidade de desenhar (para esboços principalmente), mas também conceitos de física, matemática, história da arte, além de questões estéticas, humanísticas e jurídicas, para entender como o ser humano usa o espaço urbano.

Saber desenhar facilita o trabalho com Arquitetura, mas não estamos falando de desenho artístico. Em “O Desenho”, um artigo já celebre, o arquiteto Villanova Artigas descreve o desenho como uma forma de linguagem; assim, é possível aprendê-la. Traços geométricos e perspectivas são aprendizados técnicos acessíveis a todos – ou quase todos. A percepção espacial – a capacidade de lidar com formas, tamanhos, distâncias, volumes e movimentos – é uma habilidade mais importante e deve ser estimulada.

Desenho na Arquitetura

Durante o curso de Arquitetura, os alunos têm a disciplina Desenho de Observação, que ajuda a desenvolver a percepção visual. O mais importante é a capacidade de observar, que precisa ser muito bem treinada.

Em Técnicas de Representação, é a hora de assimilar técnicas de perspectiva e de representação gráfica arquitetônica. Por fim, há as aulas de Projeto Arquitetônico. Note que em nenhuma destas disciplinas se espera que o aluno tenha os dons de um Leonardo da Vinci, mas que consiga utilizar estas técnicas em seus projetos.

De qualquer forma, aprender a desenhar é uma atividade permanente. É sempre possível aprimorar as habilidades, praticando sempre com amadurecimento e estudo. Com o tempo, traço, técnica e outros parâmetros vão evoluindo, mas sempre há algo a aprender. Portanto, enquanto usa a Arquitetura no seu dia a dia, o profissional pode fazer outros cursos.

arquitetura

Revit, AutoCAD, e outro Programas

O Revit permite que profissionais de projeto e construção desenvolvam as suas ideias desde a concepção até a elaboração. O software fornece componentes paramétricos (mais conhecidos como famílias), que oferecem um sistema gráfico aberto para pensar o projeto e criar formas.

O AutoCAD permite a criação de projetos em duas e três dimensões, que podem ser compartilhados em segurança com a tecnologia Trusted DWG. O programa é disponibilizado para PC e Macintosh. CAD significa Computer Aided Design, ou desenho auxiliado por computador. Estes dois programas são da Autodesk.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *