Fatec Sorocaba – Cursos, Inscrições e Informações

A Faculdade de Tecnologia de Sorocaba foi fundada em 1970, pelo então governador Roberto Costa de Abreu Sodré.

A primeira turma da Fatec Sorocaba “José Crespo Gonzales” tinha apenas um curso e 66 alunos matriculados, que se formaram em 1973 no curso técnico superior de Oficinas (atualmente, tecnologia em Fabricação Mecânica). A instituição foi considerada, em 2009, a melhor faculdade de tecnologia do país e oferece oito cursos de graduação em tecnologia: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica Automotiva, Fabricação Mecânica, Logística, Polímeros, Processos Metalúrgicos, Projetos Mecânicos e Sistemas Biomédicos.

FATEC



Fatec Sorocaba

A Fatec Sorocaba é uma instituição pública, mantida pelo Centro Paula Souza, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Paulo, que administra 210 escolas técnicas e outras 55 faculdades de tecnologia. Os cursos têm carga horária média de 2.900 horas, cursadas em três anos de estudos. Confira algumas características de cada curso.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas analisa, projeta, documenta, especifica, avalia, implanta e mantém sistemas informatizados. Após a conclusão, o profissional trabalha também com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Raciocínio lógico, utilização de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, integridade e segurança de programas computacionais são habilidades necessárias.

Eletrônica Automotiva

O profissional atua com equipes de desenvolvimento de novos produtos, tecnologias e subsistemas na área automotiva. Supervisiona e coordena equipes na área automotiva, realiza a padronização, mensuração e controle de qualidade nas áreas automotivas de veículos especiais, de carga e passeio, especifica instrumentos e equipamentos para teste de veículos, oferece assistência, assessoria e consultoria referentes a instrumentos e equipamentos usados em testes de veículos.

Fabricação Mecânica

O tecnólogo trabalha em processos de fabricação, envolvendo usinagem, conformação, soldagem, montagem e outros processos mecânicos. Planeja e gerencia diversos processos, contribuindo para o desenvolvimento de produtos, processos de fabricação e gestão de projetos, aliando competências das áreas de gestão, qualidade e controle ambiental. Exerce suas atividades em empresas do ramo mecânico, incluindo manufatureiras e ferramentarias, podendo ainda trabalhar em institutos e centros de pesquisa, órgãos do governo e escritórios de consultoria.

Logística

É o profissional especializado no estoque, distribuição e transporte. Na área logística de uma empresa, planeja e coordena a movimentação física e de informações sobre operações de transporte, para otimizar o fluxo de qualidade para peças, matérias primas e produtos. Ele gerencia redes de distribuição, estabelecendo processos de compras, identificando fornecedores, negociando e estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem, podendo ainda ocupar-se do inventário, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento do fluxo de pedidos.

Polímeros

Trabalha na produção de polímeros, compostos químicos para a fabricação de plástico, por exemplo. Avalia o desempenho de equipamentos e processos, interpreta fluxogramas de processos, aplica formulação química de polímeros, tintas e vernizes e desenvolve métodos de análises para caracterização dos materiais poliméricos, além de processos de modelagem. O monitoramento da qualidade e dos processos de reciclagem envolvidos e a identificação de variáveis relevantes, inclusive as referentes ao meio ambiente, são também funções desse profissional.

Processos metalúrgicos

Siderurgia, fundição, moldagem de ligas metálicas, tratamento térmico e superficial são as atividades deste tecnólogo. Planejamento, controle e comercialização dos processos metalúrgicos, através da seleção e dimensionamento de equipamentos e métodos de fabricação, fazem parte das suas atividades. Dominando a inter-relação entre microestrutura, propriedades e aplicações dos produtos metálicos, o profissional possui competências de gestão ambiental, de pessoas e processos industriais. Exerce as atividades em empresas do ramo metalúrgico, incluindo metalúrgicas voltadas à fundição de ligas metálicas, injeção de ligas de alumínio, siderurgias, aciarias e empresas de galvanoplastia.

Processo mecânicos

O tecnólogo realiza projetos com detalhamento técnico de sistemas mecânicos que envolvem máquinas, motores, instalações mecânicas e termomecânicas. Tem conhecimento de todos os materiais em construção mecânica e suas aplicações. Está capacitado a atuar na área de organização industrial mecânica, tanto para processos como para produtos industriais. Domina a técnica do projeto de dispositivos e ferramentas de produção mecânica. Pode dedicar-se ao ensino, à pesquisa tecnológica, bem como realizar vistoria, avaliação e laudo técnico, em seu campo profissional.

Sistemas biomédicos

Quem conclui este curso pode ser responsável por planejar, gerenciar, implantar e manter equipamentos clínicos e médico-hospitalares. Supervisiona equipes de manutenção do uso de equipamentos eletromédicos, assessora a aquisição, executa a instalação, qualifica usuários de equipamentos e sistemas biomédicos, além de participar de equipes de pesquisa aplicada. É o responsável pela implantação e controle das normas de segurança dos equipamentos em serviços de saúde.

Maiores informações podem ser obtidas no site da instituição: www.fatecsorocaba.edu.br.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *