Faculdades de Enfermagem em SP

Cursos Gratuitos // Cursos de Faculdade // Faculdades de Enfermagem em SP



A função da enfermagem é promover, restaurar e manter a saúde. Conheça as melhores faculdades em São Paulo.

Em ambulatórios, clínicas e hospitais, a presença do enfermeiro é fundamental, da UTI ao berçário, da pediatria à oncologia. Ele é o profissional responsável por coletas dados sobre o estado de saúde dos pacientes, através de entrevistas e exames e faz o diagnóstico de enfermagem, para estabelecer o melhor tratamento. O trabalho é realizado numa equipe multiprofissional, em que se reúnem médicos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas. É uma profissão de nível superior e várias faculdades em São Paulo oferecem o curso, sempre na modalidade presencial.

faculdade de enfermagem

Faculdades de Enfermagem em São Paulo

Os enfermeiros são os responsáveis pela alimentação, higiene, medicação e prescrição de curativos. O mercado de trabalho é amplo: além dos já citados, profissionais de enfermagem podem atuar assistindo cirurgias, em home care (cuidados do paciente em sua casa), home care (instituições que acolhem doentes e idosos durante o dia), em escolas (na prevenção de problemas como obesidade, por exemplo) e também em empresas, na enfermagem do trabalho. Ainda há a possibilidade de seguir a carreira acadêmica após a graduação, em cursos de mestrado e doutorado.

Publicidade

O curso de Enfermagem é um bacharelado reconhecido é regulamentado pelo Ministério da Educação. As faculdades devem ministrar um currículo mínimo definido pelo MEC, além de outras disciplinas para complementar a formação. As disciplinas básicas são anatomia, microbiologia, citologia, histologia, parasitologia, etc., seguidas das técnicas e procedimentos específicos. A formação humanística vem ganhando força nos últimos anos. A ideia é ensinar a “tratar pessoas”, e não “tratar doenças”. Para a conclusão do curso, o estágio supervisionado é obrigatório e, para atuar na profissão, é necessário o registro no conselho regional.

As Melhores Faculdades de Enfermagem em SP

No último ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, obtiveram nota máxima as faculdades de enfermagem das seguintes instituições do Estado: Universidade Paulista, Universidade Federal do Estado de São Paulo e Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Universidade Federal de São Carlos, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Faculdade de Medicina de Jundiaí, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Centro Universitário Adventista de São Paulo, Centro Universitário São Camilo, Universidade Cruzeiro do Sul e as faculdades de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein e das Faculdades Metropolitanas Unidas (capital) receberam nota 4. Os dados foram colhidos no portal do MEC (www.emec.gov.br).

faculdades de enfermagem

+ Leia também: Faculdade de Enfermagem – Tudo a Graduação

Estas são as instituições mais bem avaliadas no Estado. Vale lembrar que as universidades públicas paulistas – USP, UNICAMP e UNESP – também oferecem o curso de enfermagem (a USP mantém o curso nos campi de São Paulo e Ribeirão Preto) e sempre figuram nas relações das melhores faculdades do Brasil publicadas pela imprensa especializada. No entanto, estas universidades não aderiram ao ENADE.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...