Faculdades, Cursos e Ensino a Distância

Graduação a distância é uma boa forma para continuar estudando para quem não tem tempo ou opções perto de casa.

Metade dos municípios brasileiros não sedia nenhuma instituição de nível superior, o que obriga os alunos que concluem o ensino médio a migrarem para outras cidades – ou interromperem os estudos. Na outra ponta do espectro, nas grandes cidades, a distância entre a residência (ou local de trabalho) e a instituição de ensino escolhida dificulta ou impede a frequência regular ao curso e compromete o aproveitamento. Por isto, optar por uma graduação a distância tem sido a saída encontrada para os estudantes que querem se capacitar para o mercado de trabalho – e também para a vida.

No universo dos alunos que escolhem uma graduação a distância, encontram-se também profissionais com carreira estabelecida, graduados ou não, que precisam obter novas capacitações e competências, professores leigos (sem formação específica para a disciplina que lecionam – ou para qualquer disciplina, comuns especialmente nas regiões Norte e Nordeste) e também pessoas que não tiveram oportunidade de estudar na época considerada ideal. Mas, afinal, o que é uma graduação a distância?



ead

Ensino Online – EAD (Educação a Distância)

Com a popularização da internet, surgiram muitas escolas virtuais oferecendo cursos virtuais. Na maioria, são cursos livres, integralmente cursados a distância, sem necessidade de deslocamentos para a escola. Nos cursos livres, que englobam desde artesanato até informática, a presença em sala de aula é dispensada. Mas este não é o caso dos cursos de graduação a distância.

As faculdades que oferecem o ensino online exigem a presença dos alunos em alguns dias da semana, para a participação em debates, palestras, pesquisas em bibliotecas, atividades práticas em laboratórios, avaliações, etc. Não são apenas cursos de graduação a distância: existem várias ofertas de licenciatura e cursos de especialização e pós-graduação (na maioria, lato sensu).

A frequência “física” depende do curso escolhido: nos cursos de humanidades, em geral, as aulas em turma são mais “raras” (a exceção fica por conta dos cursos de artes); já os cursos da área de saúde, exatas e tecnologia podem demandar mais assiduidade, mas isto nunca significa mais de dois dias em sala de aula. As faculdades organizam horários mais flexíveis (especialmente nas metrópoles), para não prejudicar as atividades do aluno.

cursos online ead

Cursos Gratuitos

A Universidade Brasileira do Brasil (UAB) é uma das grandes opções que oferece cursos de graduação a distância: desde 2005, qualifica professores leigos e atualmente oferece cursos de administração, pedagogia e gestão escolar. A UAB mantém mais de mil polos de apoio presencial (onde são desenvolvidas as atividades práticas).

+ Veja: Cursos Online com Certificado Grátis

A maioria das universidades federais também oferecem cursos de graduação a distância. A UNIVESP (Universidade Federal do Estado de São Paulo) e o CEDERJ (Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro) são exemplos bem sucedidos de educação universitária online. No Rio de Janeiro, sempre pensando na vocação turística da cidade (e do Estado), cursos voltados ao turismo, gastronomia e hotelaria são muito procurados.

cursos ead

Como Escolher uma Faculdade a Distância

As faculdades particulares não ficaram atrás: as melhores instituições de ensino (com notas 4 e 5 no ENADE – Ensino Nacional de Desempenho de Estudantes, que avalia ingressantes e concluintes dos cursos de nível superior) disponibilizam cursos de graduação a distância, sempre com preços sensivelmente inferiores aos praticados nos cursos presenciais).

+ Confira: Como Escolher uma Faculdade a Distância?

O importante é verificar se o curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Também é fundamental conferir o corpo docente (número de professores mestres e doutores em relação ao total), visitar a faculdade (ou polo presencial), para verificar os recursos disponibilizados: bibliotecas, laboratórios, auditórios, etc.

cursos online

“Hoje em dia não estuda quem não quer!” – Essas são as palavras de Dilma Rousseff no programa Café com a presidenta exibido diariamente num programa de rádio. Às vezes pode parecer uma piadinha piegas de quem só almeja ganhar mais votos, mas por incrível que pareça não é que a presidenta tem toda a razão na sua afirmação?
Faculdades a Distância

Faculdades, Cursos e Ensino a Distância

Existem inúmeras faculdades particulares ou não, cursos técnicos, cursos profissionalizantes espalhados por todo o território nacional, e isso é uma coisa que vem se tornando cada vez mais comum, mais freqüente, devido à demanda que hoje em dia é precária e que precisa muito de mão de obra especializada. Porém muitas pessoas ainda afirmam não ter encontrado algo que seja inteiramente compatível com o tempo que possuam.

A internet criou um novo método que possibilita o ensino; ou seja, uma forma prática de se aprender, basta apenas um computador com uma velocidade de internet razoável para usufruir um aprendizado quando você desejar, a qualquer hora do dia ou da noite, podendo até pausar e voltar caso não tenha entendido o conteúdo passado pelo tutor. Muito bom, não é?

+ Confira agora: Cursos Online com Certificado

Algumas universidades brasileiras adotaram esse método virtual de ensino, porém algumas preferiram aderir um regime semipresencial, que é uma forma de se certificar com avaliações periódicas que o conteúdo oferecido está sendo realmente utilizado pelo aluno, dando maior credibilidade ao curso oferecido. Existem faculdades à distância que são públicas que é o caso da CEDERJ – Centro de educação à distância do estado do Rio de Janeiro – que tem convênios com as faculdades públicas de todo o estado.

Se você duvida que o ensino a distância seja eficaz, saiba que muitos dos formados estão com vinculo empregatício e afirmam que a qualidade do método é excelente, sendo uma forma prática, rápida e viável de aprender e trabalhar ao mesmo tempo. O que é muito bom, não é mesmo?


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

2 comentários em “Faculdades, Cursos e Ensino a Distância

  1. Alen do dia obrigatorio a se comparecer a faculadade é que 1vez por semana se quiser pode frequentar alem desse dia?
    As provas como são marcadas?
    Usa-se apostila?
    Quanto é a mensalidade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *