Faculdade Online EAD Gratuita – Cursos e Instituições

A educação a distância é uma realidade cada vez mais presente no Brasil. Confira as opções de cursos em faculdades online gratuitas.

As vantagens da educação a distância (EAD) são inúmeras. O próprio aluno decide seus horários de estudo, não precisa se deslocar diariamente para assistir às aulas e conta com ferramentas online, como bibliotecas, tutorias e salas de bate-papo, para aumentar seu rendimento escolar. Em geral, a presença na faculdade ou polo de apoio presencial é obrigatória uma vez por semana, situação que se repete nas aulas práticas e nas provas.

Dos quase três mil cursos em nível de graduação, licenciatura e tecnológico, oferecidos pelas faculdades virtuais, cerca de 25% são desenvolvidos em instituições públicas de nível superior. A seguir, relacionamos os principais cursos gratuitos no Brasil.



Faculdade Online

Faculdade EAD Gratuita

A Universidade Aberta do Brasil foi a primeira entidade privada a oferecer cursos superiores gratuitos no país. Inicialmente, a ideia era capacitar professores leigos (sem formação acadêmica), especialmente em regiões mais isoladas.

Atualmente, são mais de mil opções espalhadas no país (entre graduação, tecnologia, licenciatura e pós-graduação). Há polos de apoio vinculados a universidades federais, mas muitas cidades pequenas e médias, especialmente nas regiões Norte e Centro-Oeste, sediam os locais em que as aulas presenciais são ministradas. A UAB mantém cerca de 650 polos.

A UNOPAR oferece graduações em Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e Serviço Social, licenciaturas em Ciências Biológicas, Geografia, História e Matemática e os tecnológicos Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Estética e Imagem Pessoal, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Hospitalar, Gestão Pública, Logística, Marketing, Processos Gerenciais e Segurança no Trabalho.

Os cursos da UNOPAR estão disponibilizados em mais de 400 municípios brasileiros, nos 26 Estados. Também oferece cursos de pós-graduação e educação corporativa.

Bahia

A UNEB oferece cursos virtuais nas áreas de administração, educação e saúde. São 1.500 vagas, distribuídas em 30 campi espalhados pelo Estado.

Rio de Janeiro

A Fundação CECIERJ e o consórcio CEDERJ, formado pelo CEFET, UENF, UERJ, UFF, UFRJ e UNIRIO, mantêm 26 mil alunos em EAD, distribuídos em 12 cursos: Administração de Empresas, Administração Pública, licenciaturas em Ciências Biológicas, História, Letras, Física, Matemática, Pedagogia, Química e Turismo e os tecnológicos Sistemas de Computação e Gestão de Turismo.

+ Confira: As Melhores Faculdades do Rio de Janeiro

Os candidatos ao vestibular são isentos de taxas. São mais de 30 polos de apoio presencial distribuídos pelo Estado.

São Paulo

A Fundação Getúlio Vargas oferece cursos online de administração para residentes na capital paulista. A instituição também oferece cursos de extensão universitária, especialização e pós-graduação lato sensu.

A UFSCAR oferece 900 vagas para os cursos de graduação em educação musical, engenharia ambiental, pedagogia, sistemas de informação e tecnologia em produção sucroalcooleira. Os polos estão instalados nas seguintes cidades paulistas: Barretos, Itapetininga, Itapevi, Jales, São Carlos, São José dos Campos, Igarapava e Tarumã.

USP e UNESP discutem um projeto para implantação de EAD para 2013.

Faculdade EAD

Em 2009, a Organização das Nações Unidas criou a Universidade do Povo, destinada especialmente a ampliar o número de gestores de tecnologia da informação e comunicação, além de graduar administradores de empresas. A entidade (site www.uopeople.org) cobra taxas simbólicas de admissão e prestação de exames.

Para se candidatar, é preciso ter o ensino médio completo e proficiência na língua inglesa. As turmas virtuais de 20 alunos têm acesso semanal a novo material sobre o curso; os estudantes podem conversar entre si e também consultar professores e estudantes de pós-graduação, todos voluntários. A iniciativa da ONU ainda depende de verbas para se viabilizar totalmente.

+ Leia também:

Muitas instituições de ensino superior particulares também oferecem cursos online, com matrículas e mensalidades bastante inferiores às cobradas para os cursos presenciais. O motivo disto é que os cursos virtuais têm custos menores: praticamente não há conservação e manutenção das salas de aula, que são utilizadas com pouca frequência. Os insumos básicos – água, luz, etc. – também ficam bem mais baratos, permitindo que as faculdades pratiquem preços mais acessíveis.

As escolas pertencentes ao sistema “S” (SENAC, SENAI e SENAT) oferecem cursos superiores online de qualidade, com valores ainda mais reduzidos. Além disto, estas instituições mantêm políticas de concessão de bolsas de estudos.

SENAC, SENAI, SEBRAE, SESI, SESC – Qual a diferença?

Os sites das instituições oferecem informações sobre os cursos, inscrições para o processo seletivo e exigências específicas de cada entidade. É importante verificar o número de doutores e mestres do corpo docente.

Antes de se matricular em qualquer curso superior, presencial ou online, é preciso verificar a situação da instituição no MEC e a avaliação obtida no ENADE (que avalia o desempenho dos estudantes concluintes). O site do ministério é www.portal.mec.gov.br. Nele, é possível verificar o registro da instituição e a autorização/ reconhecimento do curso escolhido.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *