Faculdade de Música – Como é o Curso?

A música acompanha a humanidade desde a Pré-História. Conheça os cursos na área mais adequados para você.

Nossos ancestrais da Idade da Pedra já faziam música. Não apenas com batuques em pedras ou balanços de galhos, mas com instrumentos de percussão e até sopro, com flautas feitas com ossos de animais. A música sempre esteve presente em nossos ritos religiosos e eventos festivos. Mesmo quando era malvista pela Igreja, ela continuava presente nas festas populares.

Hoje, existem cursos na área de música para todos os gostos, que vão desde dominar um violão ou guitarra para tocar em uma roda de amigos, sem outros compromissos, ou desenvolver uma carreira artística internacional como cantores, compositores, maestros e instrumentistas.



curso de música

Cursos Livres de Música

É possível aprender a tocar violão nos muitos vídeos disponibilizados na internet, especialmente no YouTube. Diversos músicos oferecem aulas de teoria musical, exercícios para flexibilizar as mãos, conhecer o instrumento e até perder a timidez ao se apresentar em público (mesmo que o público seja apenas a família, em uma festinha íntima).

Outros sites disponibilizam gratuitamente aulas de canto coral e solo, com apresentação da parte teórica, técnicas de aquecimento da voz e exercícios práticos. Cursos mais extensos, também virtuais, cobram taxas de inscrição, mas em geral o valor é baixo. É o caso do Buzzero, que oferece não apenas aulas para instrumentistas e cantores, mas também para DJs e para professores que querem incluir a música no processo de ensino-aprendizado. O investimento nos cursos sai a partir de R$ 20.

Além disto, para quem já demonstra certo talento, existem os conservatórios de música, onde é possível aprimorar arte e técnica.

faculdade de música

Cursos Técnicos e Faculdade de Música

Os cursos técnicos de música são mais voltados à produção de jingles para anúncios comerciais e para atuação em estúdios de gravação, sonorizando e mixando a partir de aparelhos eletrônicos. Outra possibilidade é trabalhar com o áudio de espetáculos teatrais e musicais (e também em festas e eventos particulares ou corporativos): é o técnico de som.

Os cursos de graduação (bacharelado e tecnologia) são voltados à formação de professores de música em escolas de nível infantil, fundamental é médio, e também para a formação de regência, composição, arranjo, canto execução musical. Os profissionais podem ainda atuar em todas as atividades exercidas pelos profissionais de nível médio. Os formandos podem dedicar-se ainda à carreira acadêmica.

Com a obrigatoriedade do ensino de música em todos os anos da educação básica, o mercado conheceu ligeira expansão para os licenciados. Todos os profissionais de música podem atuar em bandas, peças teatrais, etc. No entanto, como a profissão não é regulamentada, sempre existe a concorrência de leigos e dos que se formaram em cursos livres.

No Conservatório Brasileiro de Música (CBM), do Rio de Janeiro, e na Universidade Federal de Santa Maria (RS), é oferecido de Música e Tecnologia. O foco não se limita ao instrumento ou canto, mas se amplia para a criação de músicas a partir de sistemas eletrônicos analógicos e digitais. O objetivo é formar músicos aptos para a operação de áudio, gravação, sonorização, produção e direção musical.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *