Faculdade de Moda – Como é o Curso?

Relativamente recente no Brasil, a faculdade de Moda forma profissionais para diversas áreas.

Os cursos em nível superior de Moda surgiram há cerca de 15 anos, com diversas denominações: design de estilo, estilismo, consultoria de moda e estilo, etc. Com os primeiros cursos sendo reconhecidos pelo Ministério da Educação, devem ser editadas portarias regulamentando o curso e definindo o programa curricular mínimo. Diversas faculdades de Moda espalhadas pelo país já estão sendo avaliadas pelo ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

Engana-se quem pensa que a faculdade de Moda destina-se apenas àquelas pessoas que, desde pequenas, mostraram dotes para o desenho e para personalizar roupas. O profissional de Moda pode trabalhar em diversas áreas, além da criação de coleções para o inverno e o verão: consultoria de estilo para pessoas ou lojas (os personal stylists, que também orientam compras de acordo com o perfil do cliente), criação de acessórios – bolsas, calçados, joias, bijuterias –, administração de confecções e butiques (inclusive com o planejamento de estratégias de marketing), pesquisa de materiais e texturas, estamparia de tecidos, sempre acompanhando as tendências do mercado, produzidas principalmente em Milão (Itália), Nova York (EUA) e Paris (França).



Faculdade de Moda

Faculdade de Moda

Existem faculdades de Moda em dois níveis: bacharelado e tecnológico. O primeiro, cursado em oito semestres, dá ênfase à história da arte, cultura da moda, criação, desenho e estilismo. É o mais indicado para as pessoas originais, mas, antes de decidir por cursá-lo, é preciso checar se o talento é real.

Já o curso tecnológico, com duração entre quatro e seis semestres, tem o foco principalmente nas questões práticas, com técnicas de estilismo, desenvolvimento de coleções, corte e costura e os aspectos administrativos da profissão.

Faculdade de Moda

+ Leia também:

Nas duas modalidades, o curso é oferecido por diversas faculdades de Moda, nas opções presencial e online. No caso de cursos a distância, é necessário comparecer à sala de aula ao menos duas vezes por semana – as demais atividades podem ser realizadas em casa ou de qualquer computador.

Desenhos de Moda

O Mercado de Trabalho para área de Moda

Mesmo assim, o mercado está aquecido tanto para tecnólogos, quanto para bacharéis. Com o aumento do poder aquisitivo dos brasileiros, uma parcela maior está consumindo moda. Homens, mulheres e crianças estão renovando seu guarda-roupa e a presença deste profissional vai se tornando imprescindível. Mesmo em zonas de comércio popular, vêm se tornando comuns os desfiles de coleções de roupas e acessórios, realizados inclusive nas ruas.

Pessoas de alto poder aquisitivo sempre consumiram grifes de alta qualidade, mas a novidade no Brasil é o aumento da classe média, com novas necessidades e desejos. Um profissional de moda precisa estar “antenado” com este público, que deve ampliar sua participação no consumo de vestuário.

O salário inicial de um assistente de estilismo é de R$ 1.000, em média. Já um estilista novato pode começar recebendo R$ 2.500 mensais.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *