Faculdade de Letras – Curso e Mercado de Trabalho

Estudo da língua portuguesa e de idiomas estrangeiros, a faculdade de letras forma professores e pesquisadores. Confira tudo sobre a área nesse artigo completo!

A Faculdade de Letras é uma graduação clássica, que envolve bacharelado e licenciatura. A maioria dos alunos escolhe por estudar apenas a língua portuguesa e sua literatura (do Brasil e de Portugal) ou cursar também um idioma moderno (especialmente inglês, espanhol e francês), mas muitas instituições de nível superior oferecem aulas de latim e grego antigo, por exemplo. A Universidade de São Paulo (USP) oferece inclusive o ensino de sânscrito, antiga língua falada na Índia.

faculdade de letras



Faculdade de Letras

O estudo de idiomas extintos, isto é, sem falantes nativos na atualidade, é útil para a pesquisa de textos produzidos por povos antigos, como os Vedas e a Bíblia (consequentemente, também a Torá judaica). Estes idiomas são também utilizados em ritos religiosos do Catolicismo, Judaísmo, Budismo e Hinduísmo. Mas a maioria dos estudantes que opta pela faculdade de letras pretende dar aulas.

Os licenciados podem lecionar língua portuguesa, redação e literatura brasileira e portuguesa no segundo ciclo do ensino fundamental (6º ao 9º anos) e no ensino médio. Além disto, também podem dar aulas do idioma cursado na faculdade. Na grade curricular proposta pelo Ministério da Educação, as escolas brasileiras podem optar pelo inglês ou espanhol, mas muitas escolas bilíngues incluem em seu programa o italiano, alemão, francês, etc.

Especialmente os universitários que optam por um idioma estrangeiro precisam se atualizar constantemente, para acompanhar o surgimento de gírias e expressões idiomáticas. Quem domina mais um idioma pode trabalhar em escolas de línguas, tradução e interpretação.

Os graduados em Letras podem também seguir a carreira acadêmica, em nível de mestrado e doutorado, para se dedicarem à docência universitária e à pesquisa. Muitas faculdades públicas e privadas de renome oferecem pós-graduações.

Existem algumas carreiras próximas ao curso de Letras. Enquanto o graduando de Letras pesquisa a gênese, estrutura, funcionamento e aplicação de um idioma, além de disciplinas específicas para o magistério, como Didática e Psicologia da Educação, há as opções de Tradutor e Intérprete, específica para a tradução de textos técnicos, comerciais, literários e científicos e também para a tradução instantânea em conferências internacionais. Já o curso de Linguística estuda o significado fonético, a aquisição da linguagem e a análise do discurso. Várias instituições franqueiam o acesso a cursos de pós-graduação em Linguística para os formados em Letras.

faculdade de letras

O mercado de trabalho para Letras

Escolas públicas e privadas são o principal mercado para os licenciados em Letras. Língua portuguesa é disciplina em todas as séries do ensino regular, o inglês é obrigatório do 6º ao 9º anos do ensino fundamental e inglês e espanhol devem ser ministrados no ensino médio.

A revisão de textos em editoras de livros, revistas e jornais é outra opção de trabalho para os graduados em Letras. Com o crescimento da economia e a consequente atração de técnicos e executivos para o país, vem aumentando a demanda do ensino de português para estrangeiros.

O salário inicial para professores é de R$ 1.567, para a jornada de 40 horas semanais. O piso é determinado pelo MEC.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *