Faculdade de Jornalismo – Como é o Curso?

O curso de Jornalismo é um curso superior que tem por objetivo formar profissionais que, embora tenham uma habilitação específica na área da comunicação, se caracterizam por seu perfil multifacetado e apto a atuar com a prática jornalística em diversos segmentos do mercado de trabalho.

Curso de Jornalismo

Em linhas gerais, as faculdades que oferecem o curso de jornalismo contemplam em sua grade curricular não apenas disciplinas direcionadas à preparação teórica e prática dos procedimentos e termos técnicos da área, mas disponibilizam uma formação mais abrangente no que concerne aos conhecimentos da lida com as pessoas e a atuação em sociedade a partir de seu papel de jornalista inserido em determinado contexto social e situação.



O curso de jornalismo está inserido na área do saber das ciências humanas, dessa forma se encontra em constante diálogo com a filosofia, as letras, a história e a antropologia, por exemplo; entre as outras matérias encontram-se os tópicos referentes à abordagem sociológica da comunicação como um todo e da comunicação social especificamente, além de matérias cujo cerne é a orientação de um instrumental elementar para o exercício da profissão de jornalista.

O profissional jornalista sairá do curso superior de jornalismo apto a relatar e a interagir com acontecimentos e notícias sociais das mais diversas procedências. Terá habilidades em métodos de apuração, redação, edição e divulgação de jornais disposto em várias mídias e meios de divulgação, desde emissoras de rádio e de televisão, jornais impressos ou da própria internet. Todos esses setores geralmente necessitam de um profissional da comunicação social.

Como é o curso de jornalismo?

O profissional do jornalismo terá várias oportunidades no mercado de trabalho, podendo atuar como assessor de imprensa, em redes de televisão e redações de jornais, por exemplo. O curso de jornalismo tem a duração média de quatro anos e conforme pesquisas e avaliações periodicamente feitas, as melhores faculdades de jornalismo no Brasil, entre as mais recomendadas estão a UnB, as PUCs de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, entre outras.

O salário inicial médio do jornalista variará de acordo com o campo de atuação escolhido por ele, de modo que, por exemplo, quem quiser prestar seus serviços para uma redação de jornal, será remunerado com mil e trezentos reais inicialmente, ao passo que quem preferir trabalhar no rádio o uma televisão receberá de mil a mil e cem reais por mês. Não perca mais tempo, curse já a sua faculdade de jornalismo e seja o melhor profissional da comunicação!


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *