Faculdade de Gestão Ambiental – Profissão Gestor Ambiental

O uso irracional de recursos naturais e a constante falta de cuidado do homem em relação à natureza têm gerado preocupações e medidas preventivas no mundo todo. Este cenário se fortaleceu nas últimas décadas, o que fez surgir e crescer diversas profissões e carreiras nesta área. Por isso, a cada ano é possível notar o aumento da procura pela faculdade de gestão ambiental.

O que faz um Gestor Ambiental?

O gestor ambiental, também conhecido como gestor de meio ambiente, se vale de conhecimentos e técnicas para garantir que os recursos naturais sejam utilizados de maneira correta, ou seja, de maneira racional.  Com isso, podemos dizer que a sua principal função é preservar a biodiversidade e evitar a degradação do meio ambiente e da natureza.

gestor ambiental



Entre suas funções também estão planejar, desenvolver e executar projetos que tenham como objetivo proteger o meio ambientem como campanhas de reciclagem, campanhas de conscientização e também campanhas de educação ambiental em geral que levem as pessoas a se atentarem para a importância deste assunto.

Faculdade de Gestão Ambiental: onde fazer?

Por tratar-se de uma profissão e de uma carreira relativamente nova, não há muitos cursos de bacharelado em gestão ambiental no Brasil. No entanto, não há motivo para desespero! Apesar de escassos, os cursos estão disponíveis em algumas faculdades do país. Segundo o Guia do Estudante Profissões Vestibular, as melhores opções de instituições de ensino que oferecem a faculdade de gestão ambiental são os seguintes:

  • USP – Piracicaba – SP
  • UFGD – Dourados – MS
  • UFPR – Matinhos – PR
  • Unipampa – São Gabriel – RS
  • USP – São Paulo – SP

Vale a pena ler também: Curso de Gestão Ambiental – Faculdade e Profissão

Quais são as disciplinas em um Curso de Gestão Ambiental?

Quando falamos da faculdade de gestão ambiental, entre as matérias estão disciplinas que se relacionam mais com a parte prática do trabalho, como técnicas de análises do solo, água e ar e geoprocessamento, e matérias outras disciplinas vitais para exercer esta profissão como legislação ambiental e sistemas gerenciais aplicados à área.

Como é o mercado de trabalho para o Gestor Ambiental?

O formando em uma faculdade de gestão ambiental pode atuar tanto em órgãos públicos, como também em órgãos privados. Os órgãos públicos necessitam deste profissional para a elaboração e implantação de políticas públicas para o meio ambiente, que hoje são exigidas por Lei. Já as empresas privadas precisam de um gestor ambiental para se adequar às exigências da legislação ambiental, da fiscalização e do mercado internacional.

Hoje, apesar de essa demanda existir em regiões como sul e sudeste, a região norte também tem atraído e contratado muitos gestores ambientais. Por isso, oportunidade para estes profissionais não faltam, desde que eles tenham determinação e coragem para atuar e desbravar um mercado relativamente novo.

Curso Online de Gestão Ambiental com Certificado

curso de gestão ambiental


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *