Faculdade de Comércio Exterior – Curso e Profissão


Com o aumento das negociações e oportunidades em âmbito internacional, o profissional de Comércio Exterior é – e continuará sendo, futuramente – muito requisitado no mercado de trabalho.

Basicamente, o profissional de Comércio Exterior é responsável por analisar as principais tendências do mercado internacional, aplicar as melhores técnicas nas relações de compra e venda internacionais, elaborar estratégias de marketing focadas nos negócios internacionais e, também, por escolher qual a melhor forma de transporte para os produtos adquiridos por meio de transações internacionais.

comércio exterior

Publicidade




Faculdade de Comércio Exterior

Para atuar na área e em todos estes processos, o profissional precisa cursar uma faculdade de Comércio Exterior. O curso, presente na grade de Negócios, é oferecido em quase todas as universidades do país, principalmente nos campi localizados em áreas propensas às transações, como zonas portuárias, grandes centros de negócios etc.

Existem duas modalidades nas quais a faculdade de Comércio Exterior se enquadra: nos cursos de graduação e formação superior tecnológica.

Em ambas as modalidades, o curso aborda matérias efetivamente utilizadas em negócios, desde a administração de negócios a processos de logística e direito internacional. Dentre as principais matérias presentes nas grades estão Economia, Contabilidade, Estatística, Direito Internacional, Marketing, Legislação Aduaneira, Matemática Financeira, Sociologia, Inglês e Espanhol.

Mercado de Trabalho na Área de Comércio Exterior

Depois de formado, ou até mesmo durante os estágios obrigatórios, o profissional de comércio exterior possui uma vasta opção de áreas de atuação.

Alguns dos principais postos de atuação são: agenciamento de cargas, análise, consultoria, cotação de moedas e produtos internacionais, gestão de mercado, logística e marketing internacional.

+ Confira: Curso de Comércio Exterior com Certificado

curso de comércio exterior

Onde Trabalhar

As oportunidades para os profissionais de comércio exterior estão distribuídas por todo o país.

Em solo nacional, as melhores oportunidades estão concentradas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador. Já em solo internacional, os países pertencentes ao Mercosul podem ser definidos como os melhores contratantes.

Faixa Salarial da Carreira

O profissional de Comércio Exterior – bacharelado ou tecnólogo – possui salários diferenciados, os quais dependem da área de atuação. Porém, de acordo com o Conselho Federal de Administração, o salário médio inicial da carreira é de R$2.000,00, em média.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>