Faculdade de Biomedicina – Como é a Profissão de Biomédico

O profissional de Biomedicina pode trabalhar principalmente em laboratórios e na pesquisa.

Como o nome indica, o profissional de Biomedicina alia conhecimentos de Medicina e Biologia. Aliás, todos estes profissionais muitas vezes trabalham lado a lado, mas em atividades diferentes. Todos os três podem atuar com o estudo do corpo humano, identificando as funções e disfunções do organismo. No caso de uma fratura ou trauma, o biomédico nada pode fazer. Além disto, cabem aos médicos o atendimento dos pacientes e a prescrição do tratamento mais indicado.

Em comum, médicos e biomédicos identificam os agentes causadores das doenças humanas (bactérias, fungos, vírus, etc.) e determinam os medicamentos mais adequados para combatê-los. No entanto, o profissional de Biomedicina faz isto apenas em laboratório, enquanto ao médico cabe a escolha do melhor antibiótico (se for este o caso).



biomedicina

Profissão Biomédico

O principal campo de trabalho do biomédico está nos hospitais, clínicas e laboratórios de análises clínicas, onde o profissional realiza coletas de material orgânico humano, para, depois de processadas, darem base para a emissão de laudos: são os famosos exames de sangue, urina, fezes, etc.

Existem alguns cursos de licenciatura em Biomedicina no Brasil, dedicados à formação de professores para cursos técnicos (como Análises Clínicas). Em desvio de função, muitos licenciados dão aulas de Biologia em escolas regulares. Seja como for, o graduado em Biomedicina tem autorização formal para lecionar em cursos técnicos, sem necessidade de licenciatura.

A pesquisa acadêmica em geral fica reservada aos estudantes (e formados) em cursos de pós-graduação, que também podem se dedicar à docência. Mestrandos e doutorandos, em qualquer área de conhecimento, precisam apresentar um projeto de pesquisa, para desenvolvê-lo durante o curso. Em geral, os que obtêm o título (de mestre e posteriormente de doutor), se revezam em semestres de aulas e de pesquisas a produção de artigos científicos.

profissão biomedico

O Curso de Biomedicina

Quem pretende cursar Biomedicina deve ter preferência por disciplinas relacionadas à Biologia e Química: meio ambiente, bioquímica, saúde, genética, biologia celular anatomia e diversas disciplinas na área de saúde, além de práticas de laboratório. Ainda é preciso concluir estágios supervisionados, sem o que não é possível garantir a graduação. Para atuar na profissão, é preciso obter o registro no Conselho Regional de Biomedicina.

Com os avanços da biotecnologia, as técnicas empregadas se tornam cada vez mais sofisticadas. Portanto, outra característica desta profissão é a disponibilidade para se manter constantemente atualizado, para não perder oportunidades no mercado de trabalho.

Outra diferença dos dois cursos é o tempo para graduação: o curso de Biomedicina é feito em quatro anos (nos cursos integrais) ou cinco anos (nos cursos de meio período). Cursos de Medicina exigem dedicação de seis anos na graduação e três a cinco anos para a Residência Médica.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *