Faculdade a Distância – Cursos Universitários EAD

Cursos universitários a distância são uma ótima alternativa para quem, por qualquer motivo, não tem tempo para se deslocar todos os dias para uma instituição de nível superior, e também nos casos de cidades que não contam com faculdades. Mas, apesar do nome, estes cursos não são totalmente virtuais; dependendo do curso, é preciso assistir a aulas semanais, além das provas e exercícios práticos, como práticas de laboratório, por exemplo.

Desde os anos 1990, governos federais e estaduais estimularam a criação de cursos universitários a distância, como instrumento de inclusão social. A Universidade Aberta do Brasil foi concebida inicialmente para permitir o acesso de professores leigos (sem formação) a cursos de licenciatura e especialização.

Faculdade a Distância



Cursos Superiores a Distância

A capacitação dos professores, que valoriza os profissionais, também melhora, no médio prazo, a qualidade do ensino oferecido pelas escolas públicas: o benefício foi duplo. Atualmente, a UAB aceita alunos de todas as regiões do país e aumentou a oferta de cursos, incluindo graduação (Administração, Agricultura Familiar, Turismo, etc.) e tecnologia (Açúcar e Álcool, Sistemas da Informação, Desenvolvimento de Sistemas, etc.), além da licenciatura para todas as matérias dos níveis básico, fundamental e médio de ensino, e algumas especializações e extensões universitárias.

Os polos presenciais, em que os alunos assistem às aulas práticas e fazem as provas já são mais de 600, distribuídos em todo o país.

Diversas universidades estaduais já oferecem cursos universitários a distância. Em São Paulo, a USP planeja a oferta de vagas para 2013.

Faculdades particulares que oferecem cursos universitários EAD

Seguindo a tendência da educação a distância, há centenas de cursos de graduação, tecnologia e licenciatura oferecidos por faculdades e universidades particulares nesta modalidade. Antes de optar por um destes cursos, porém, é preciso verificar se eles possuem registro no Ministério da Educação, se são reconhecidos como de nível superior e também a nota obtida no ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). O exame é realizado anualmente e as informações podem ser consultadas no site do MEC (www.portal.mec.gov.br).

Alunos de cursos superiores a distância oferecidos por instituições particulares também podem solicitar o financiamento público, através do FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior), administrado pelo governo federal. Outra opção é candidatar-se ao PROUNI, Programa Universidade para Todos, financiamento parcial dos custos dos cursos.

Alunos de pós-graduação podem solicitar financiamentos do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). As condições podem ser consultadas nos sites das instituições – respectivamente, ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e MEC.

Algumas instituições filantrópicas e órgãos públicos (Lyons Club e Rotary Club, por exemplo), concedem bolsas de estudos também para cursos a distância.

Cursos Universitários EAD

A Avaliação dos Cursos Universitários a Distância

Especialistas em educação afirmam que a formação acadêmica tradicional é preferível à educação a distância, especialmente para alunos que estão no seu primeiro curso universitário, já que a vivência universitária favorece a formação acadêmica. A opção pela EAD deve ser feita prioritariamente por estudantes que morem em regiões isoladas, sem acesso à faculdade.

Muitas carreiras não podem ser cursadas a distância, como medicina e diversas modalidades de engenharia. Mesmo assim, a EAD é uma excelente alternativa; resultados de avaliações de cursos presenciais e a distância não apresentam defasagem no aproveitamento. Ao contrário, algumas carreiras receberam melhores notas médias nos cursos a distância.

Características dos Alunos que optam pelos Cursos a Distância

É preciso ter bastante perseverança e organização para acompanhar um curso universitário a distância. Estudantes que não conseguem se organizar para assistir às aulas online, participar de encontros virtuais e utilizar com êxito as ferramentas disponibilizadas pela instituição de nível superior (exercícios, plantões para tirar dúvidas, etc.) devem optar por um curso presencial.

Mas para quem consegue manter a rotina das aulas, a EAD facilita em muito a obtenção de um diploma universitário, e mesmo de pós-graduação stricto e lato sensu. Basta o computador, acesso à internet e acessórios de comunicação (webcam, microfone). O próprio aluno organiza seus horários de estudo de acordo com a sua disponibilidade, não precisa se preocupar com a roupa que está usando e tem os gastos com deslocamentos bastante reduzidos.

Pessoas tímidas conseguem interagir melhor nos contatos virtuais e quem tem problemas de concentração tem sua atenção voltada ao monitor do PC, sem distrações com outros alunos e incidentes no entorno da faculdade.

Outra vantagem é que os cursos a distância são mais baratos para as faculdades, já que os insumos (consumo de água, eletricidade, etc.) são reduzidos. Isto permite que as mensalidades sejam mais acessíveis também.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

3 comentários em “Faculdade a Distância – Cursos Universitários EAD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *