Dicas para Evitar ter o Carro Roubado ou Furtado

Situações de roubo e de furto de carros são cada vez mais frequentes no nosso dia a dia, para tanto, algumas orientações em favor da inibição da ação dos bandidos muitas vezes surtem um efeito muito mais eficaz do que se imagina. Essas dicas vão desde medidas mais simples e até óbvias – tanto que costumam ser ignoradas pelos donos de veículos – a procedimentos mais caros e sofisticados quando se está ao alcance deles.

A primeira dica se refere ao uso do bom senso por parte do motorista na hora de escolher um lugar para estacionar o seu carro. Sempre que possível, o ideal é deixar seu veículo em um estacionamento privado e fechado, quando isso não é pertinente, é preciso evitar lugares desertos e de pouca ou nenhuma iluminação. Prefira vias iluminadas, em frente a prédios com vigilância e com câmeras de segurança.

roubo de carros



Carro Roubado ou Furtado

A segunda recomendação é que você não deixe nada dentro de seu carro, pois qualquer coisa pode chamar a atenção do bandido, ainda que não seja uma coisa de valor. Preocupe-se em esvaziar o carro ao sair dele, não deixando nada à mostra. Guarde suas compras no porta-malas logo depois de tê-las feito, evite fazê-lo depois de estacionar o carro, já que é mais uma forma de atrair os olhares do ladrão.

Evite colar adesivos no carro que exponham suas informações pessoais, essa é a terceira dica. Trata-se de uma recomendação válida não apenas para se evitar o roubo e furto de carros, mas outras práticas invasivas e nocivas.

A quarta orientação se refere a não guardar documentos dentro do carro, desde boletos bancários a correspondências pessoais, já que eles podem ser utilizados pelos bandidos para ter acesso às suas contas, seus contatos ou endereço. Além do que, documentos como carteira de motorista ou documento do veículo devem estar com você, em caso de furto do carro.

Parece bobo, mas certifique-se de que o carro foi devidamente trancado e de que os vidros foram fechados. Essa recomendação não serve apenas para estacionamentos mais demorados, mas para pequenas paradas, no posto ou numa padaria.

Quem leu esse artigo também leu:

Lance mão de dispositivos de segurança visíveis e de equipamentos modernos de segurança é uma dica útil para quem tem acesso a eles. É o caso das correntes de direção nas motocicletas, chaves interruptoras, trancas de direção devem estar à mostra, de modo a desencorajar a ação do criminoso. O uso de aparelhos bloqueadores, rastreadores e localizadores é bastante recomendado.

Evite deixar seu carro com lavadores ou vigias de estacionamento. Não diga aos manobristas ou flanelinhas o tempo que você demorará a voltar, essa pode ser a deixa para o ladrão agir e tome cuidado com o chamado golpe dos “falsos mecânicos” que consiste, ou em algum bandido danificar o carro de alguma maneira de modo que ele não funcione e que seja solicitado um mecânico falso que na verdade também é um ladrão, ou na aproximação do ladrão do motorista para alertá-lo sobre o suposto defeito do carro e se oferecer a ajudar, com vistas a roubá-lo.

Entre mais dicas importantes, destacam-se ainda: não fique dentro do carro com alguma companhia, especialmente pela noite ou em locais ermos. Planeje seu itinerário, caso for passar em lugares desconhecidos. Ao parar em semáforos, mantenha uma distância moderada do carro da frente e antes de colocar o carro na garagem, ao chegar em casa, observe ao seu redor, se notar alguma situação suspeita, dê mais uma volta e chame a polícia.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *