Estudar no Canadá: Como Tirar o Visto e Quanto Custa o Intercâmbio

É um dos destinos mais procurados por estudantes brasileiros. Estudar no Canadá aumenta os horizontes e as oportunidades profissionais.

Vários sites oferecem grande gama de cursos para quem quer estudar no Canadá. Em algumas situações, é possível trabalhar enquanto os cursos são realizados, o que permite um dinheiro extra para fazer frente às necessidades. O país é bilíngue (algumas regiões falam inglês e outras, francês). É possível estudar idiomas e também fazer cursos específicos, como gastronomia, por exemplo.

Outra grande vantagem de estudar no Canadá é a estadia em um país pacífico, seguro, com grande diversidade cultural, com muitas paisagens diferentes – que vão de geleiras a praias (mas isto depende da época do ano; em geral, faz muito frio). O país é um dos que mais investem em educação no mundo, além de ser uma das maiores economias.



Quanto Custa Estudar no Canadá?

estudar no canadá

+ Veja também: Quanto Custa um Intercâmbio de 6 Meses a 1 Ano

Mais uma vantagem: a cotação do dólar canadense é mais baixa e, por isto, é mais barato estudar no Canadá do que nos EUA, Inglaterra e Austrália. Os transportes também ficam mais em conta e é possível fazer boas viagens pelo sul do país com pouco dinheiro. Ônibus e trens urbanos são limpos, sempre andam no horário e com tarifas mais enxutas.

Para se manter e estudar no Canadá, cada estudante gasta semanalmente, em média, 250 dólares canadenses (cerca de R$ 500). Este é o valor para transporte, alimentação e estadia. Os custos podem ser reduzidos no caso de alojamento em residências estudantis.

+ Tudo sobre: Como Brasileiros podem Estudar e Trabalhar no Canadá

O aluguel de um apartamento de um quarto fora do centro das grandes cidades (como Montreal, Toronto e Vancouver) fica entre 750 e 1.200 dólares canadenses. As despesas gerais (luz, água, internet) ficam entre $ 60 e $ 100.

É possível economizar bastante dividindo uma casa com amigos e comprando bilhetes promocionais de metrô e ônibus. Na hora de fazer o orçamento, é preciso colocar na ponta do lápis todas as despesas, como celular, jornais e passeios, além do custo das passagens aéreas.

Exigências para Estudar no Canadá

Brasileiros que querem entrar em território canadense precisam de passaporte e visto de entrada, emitido pelas embaixadas do país em diversas cidades brasileiras. O processo é bem mais simples do que o verificado nos consulados americanos.

A boa notícia é que, para fazer cursos com menos de seis meses de duração, não é necessária a expedição do visto de estudante, e o de turista é de bem mais fácil obtenção.

estudar no canadá

Cursos e Intercâmbio

Quem tiver interesse, pode se candidatar em uma graduação ou pós-graduação. O sistema educacional canadense oferece bacharelados em três ou quatro anos. A duração de um mestrado varia de um a três anos e os doutorados sempre demandam mais de três anos de estudos.

Para se matricular em qualquer curso, é preciso se submeter ao um exame de suficiência no idioma inglês ou francês. Muitas escolas brasileiras de idiomas disponibilizam cursos preparatórios e aplicam os exames, que são corrigidos por professores canadenses.

+ Leia também: Estudar nos EUA – Informações sobre Visto e Tempo de Estudo

No Canadá, os colleges formam técnicos de forma semelhante ao que ocorre no Brasil. A diferença é que, em todos os cursos técnicos, há exigência de conclusão da high school, equivalente ao ensino médio brasileiro.

Alguns centros de intercâmbio cultural fornecem pacotes fechados para estudantes, especialmente para cursos de curta duração. Basta fazer uma pesquisa rápida na internet para encontrar dezenas de opções, já com passagens, traslados, matrículas e mensalidades.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *