Dicas para Escolher um bom Curso Técnico com Carreira Promissora

Ele antecipa o ingresso no mercado de trabalho, mas é preciso saber escolher um curso técnico de qualidade.

O curso técnico pode ser a porta de entrada precoce para a carreira profissional. Existem muitas opções (o Ministério da Educação relaciona mais de 150 em seus eixos tecnológicos; alguns deles só podem ser cursados depois do término do ensino médio). Mas, antes de escolher um curso técnico, é preciso observar alguns detalhes.

Os cursos propostos pelo MEC não são oferecidos uniformemente em todo o país: eles respeitam a vocação de cada região. Assim, os do eixo de petróleo e gás, por exemplo, são oferecidos preferencialmente no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Estados em que a indústria petrolífera – tanto na extração do óleo, como no seu refino – oferece maior número de vagas. Assim, a primeira dica para escolher um curso técnico é verificar as oportunidades de cada região, bem como os salários praticados.



cursos técnicos no brasil

Como Escolher um bom Curso Técnico

A lista completa dos cursos técnicos é apresentada no site http://catalogonct.mec.gov.br. É importante lembrar que a escolha deve considerar as preferências pessoais: disciplinas de que mais gosta e em que obtém melhor rendimento.

 Cursos Técnicos são Reconhecidos pelo MEC?

O MEC não autoriza nem supervisiona as atividades dos cursos técnicos, tarefa a cargo dos conselhos estaduais de Educação (CEEs). Uma vez escolhida a carreira, é preciso consultar o site do CEE da unidade da federação e verificar as escolas que disponibilizam o curso.

O sistema de seleção também varia de Estado para Estado. Alguns exigem a conclusão do 1º ano do ensino médio, enquanto para outros o pré-requisito é apenas o ensino fundamental. Nestes mesmos sites, é possível consultar as exigências, as características do processo seletivo e a eventual oferta de bolsas de estudos em instituições de ensino particulares ou ligadas ao Sistema “S” (SENAC, SENAI, SENAT e SENAR).

catálogo de cursos técnicos

Cursos Técnicos PRONATEC

Antes de fazer a matrícula ou a inscrição para a seleção, uma boa dica é visitar a escola em que o curso é ministrado, suas instalações (bibliotecas, laboratórios e até cozinhas experimentais). Vale a pena também trocar experiências com alunos e ex-alunos, para conhecer sua opinião sobre os professores, o conteúdo curricular, etc.

O PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – oferece regulamente vagas em diversas instituições privadas. Acompanhando o site http://pronatec.mec.gov.br, é possível seguir o cronograma das inscrições, matrículas, etc.

curso técnico depois do ensino médio

Uma vez encerrado o curso, é importante não deixar de se atualizar sempre, seja em cursos livres (de formação específica, como solda para quem optou por Metalurgia, ou doces e salgados, para quem é egresso da área de gastronomia), seja em cursos de nível superior.

+ Confira: Os Cursos Técnicos do SENAI são Bons?

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente com relação à qualificação dos candidatos às vagas abertas pelas empresas. Muitas vagas deixam de ser preenchidas por falta de habilitação para as funções; portanto, estudar sempre é a chave para o sucesso profissional.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *