Carreira de Engenheiro Eletricista: Salário e Mercado de Trabalho

O engenheiro eletricista se ocupa da geração, transmissão, transporte e distribuição da energia.

O engenheiro eletricista planeja, executa e supervisiona projetos relacionados à potência da energia elétrica. Faz parte das suas atribuições construir sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial, nos componentes de eletroeletrônicos e na operação e conservação de equipamentos para hospitais.

Este profissional está envolvido na instalação de redes de energia elétrica para residências, indústrias, empresas comerciais e de prestação de serviços, além de instalações provisórias que demandam fornecimento de eletricidade, como estandes de feiras. O engenheiro eletricista também pode desenvolver projetos e acompanhar a construção de usinas de geração (hidrelétricas, termoelétricas e nucleares) e na administração e melhoria dos sistemas de distribuição.



O mercado de trabalho está aberto para o engenheiro eletricista ainda na automação, no setor de telecomunicações (internet, TV digital, etc.), indústrias de equipamentos, fábricas de motores e geradores, empresas prestadoras de serviços de informática e, claro, nas concessionárias de energia elétrica e em todos os processos de inovação tecnológica.

engenheiro elétrico

Curso de Engenharia Elétrica

Por ser um dos cursos clássicos das engenharias e oferecer boas condições para o desenvolvimento profissional, o número de candidatos é sempre muito superior ao de vagas oferecidas. Portanto, os vestibulandos devem se preparar muito bem para enfrentar as provas, especialmente nas disciplinas de Exatas, sem se esquecer da redação.

Uma vez selecionado, o aluno de Engenharia Elétrica deve se preparar para lidar com muitos cálculos, que, além das aulas de matemática, estão presentes também nas disciplinas de economia e administração. Física e informática complementam o currículo básico do curso, que é rico em atividades práticas, através de experimentos realizados em laboratórios.

engenheiro eletricista

O curso de Engenharia Elétrica é realizado em dez semestres. Ao fim da primeira metade, surgem as disciplinas específicas, como sistemas elétricos, materiais elétricos, circuitos elétricos, eletromagnetismo, sistemas digitais, máquinas hidráulicas e térmicas, conversão de energia, automação, eletrônica e microeletrônica.

Especializações em Engenharia Elétrica

Um engenheiro eletricista pode se especializar em duas grandes áreas: eletrotécnica e eletrônica. Na eletrotécnica – ou engenharia elétrica pesada –, o profissional atua nos grandes sistemas (usinas, motores elétricos pesados e instalações industriais), contribuindo na geração e distribuição de eletricidade (por exemplo, nas usinas, linhas de transmissão e linhas de produção automatizadas).

Na eletrônica – engenharia elétrica de precisão –, o engenheiro eletricista trabalha com sistemas menores, como máquinas e circuitos eletrônicos, controles eletrônicos e robótica. É o campo da microeletrônica (projeto e construção de microchips, processadores para computadores, etc.), telecomunicações e eletrônica de potência (controle e acionamento de produtos e sistemas envolvidos na conversão e fluxo da energia elétrica, transformando energia eólica ou solar para utilização no cotidiano de pessoas e empresas).

Mercado de Trabalho para Engenheiros Eletricistas

Com o forte aumento da atividade na construção civil, o engenheiro eletricista é um profissional cada vez mais procurado. Além disto, a necessidade de gerar e transmitir energia elétrica para residências e também para as atividades de produção, comercialização, etc. também favorece as contratações destes profissionais.

As oportunidades de trabalho se concentram nos polos industriais das regiões Sul e Sudeste, mas, com a construção de usinas no Norte e Nordeste, a presença do engenheiro eletricista é cada vez mais comum em todo o país.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *