Engenheiro da Computação: O que faz? Quanto Ganha? Curso e Faculdade

Ele desenvolve hardware, software, periféricos e sistemas operacionais. Saiba mais sobre a carreira do engenheiro da Computação.

O campo de trabalho do engenheiro da computação envolve os projetos de redes (planejamento, implantação e manutenção) em empresas de médio e grande porte e também em grande escala, como redes sem fio para shopping centers pontos turísticos e campi universitários. A presença deste profissional também é imprescindível em projetos de automação industrial e de segurança patrimonial.

Apesar de o engenheiro da Computação também se envolver na criação de software (os diversos programas instalados nos computadores domésticos e comerciais), esta tarefa está mais presente no dia a dia do bacharel em Ciência da Computação. O trabalho dos dois técnicos, aliás, é bastante próximo. O engenheiro da Computação se ocupa basicamente em integrar programas e equipamentos, para obter os melhores resultados.



engenharia de computação

Curso de Engenharia da Computação

Quem pretende se candidatar ao curso de Engenharia da Computação deve ser dotado de raciocínio lógico, gostar de tecnologia e de se manter sempre atualizado: as reciclagens no conteúdo estudado na faculdade são constantes, já que o desenvolvimento de tecnologias da informação se mostra cada vez mais dinâmica.

A ênfase do curso está nas ciências exatas. Os futuros engenheiros da Computação estudam cálculo, probabilidade e estatística, física, sistemas digitais, eletrônica, eletromagnetismo, termodinâmica, tecnologia de materiais, redes de computadores, sistemas operacionais, programação, banco de dados, inteligência artificial e desenho técnico.

Todo profissional, porém, precisa ter uma boa base humanística. Por isto, o curso de Engenharia da Computação também contempla áreas como ética, filosofia, sociologia, administração, economia e gestão ambiental, entre outras. A maior parte dos cursos exige estágio supervisionado e, em alguns casos, está prevista a apresentação de um trabalho de conclusão do curso.

O curso fornece boa base em informática e em diversas modalidades de Engenharias; a abrangência é grande. Por isto, a carga horária é extensa e muitos estudantes desistem antes da formatura. Outro ponto importante para engenheiros da Computação é o domínio do inglês, já que boa parte do material técnico da área é escrito neste idioma.

As melhores faculdades, de acordo com o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), são o Instituto Militar de Engenharia (RJ), Universidade Federal de Pernambuco, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (SP), PUC-PR, Universidade Federal do Amazonas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS), Universidade de Rio Preto (SP), Universidade Norte do Paraná, Universidade de Pernambuco e Universidade Federal do Pará.

engenheiro da computação

Mercado de Trabalho para Engenheiro da Computação

Como os computadores estão cada vez mais presentes, mesmo no cotidiano das pessoas comuns, o mercado para engenheiros da Computação está bastante aquecido. No dia a dia, usamos a informática quase sem perceber: nas chamadas telefônicas, transações bancárias e mesmo na consulta a itinerários de ônibus e metrô. Apesar da demanda, sempre faltam profissionais qualificados e a “importação” de técnicos para a área é comum.

De acordo com a lei federa nº 4.950, o salário de um engenheiro da Computação não pode ser inferior a seis salários mínimos nacionais, por seis horas diárias de trabalho. Para a jornada de 44 horas semanais, o piso salarial se eleva para oito salários e meio.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Engenheiro da Computação: O que faz? Quanto Ganha? Curso e Faculdade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *