Engenharia de Produção de Alimentos: Curso, Profissão e Salário

São várias as profissões dedicadas à produção de alimentos. Confira nosso artigo completo sobre essa profissão.

Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Ciências Agrárias, Economia Agroindustrial, Agropecuária, Produção de Alimentos e diversas especializações em qualidade, segurança e higiene são opções de cursos técnicos, bacharelados e graduações tecnológicas para quem pretende se dedicar ao abastecimento de residências, refeitórios e o setor de serviços.

A produção de alimentos tem se desenvolvido bastante no Brasil, tanto na pesquisa para ampliar a produção (por exemplo, aumentando o rendimento sem aumentar a área de manejo de vegetais e animais), quanto para melhorar a qualidade dos produtos agrícolas e pecuários, com vistas ao mercado interno e à exportação.



produção de alimentos

Vale a Pena Fazer Produção de Alimentos?

O eixo tecnológico “Produção Alimentícia”, de acordo com a classificação do Ministério da Educação (MEC) prevê a oferta dos seguintes cursos técnicos na área de produção e processamento de alimentos e bebidas: Agroindústria, Alimentos, Apicultura, Confeitaria, Panificação, Processamento de Pescado, Viticultura e Enologia e Cervejaria. Este último só é franqueado para alunos maiores de 18 anos.

Já o eixo “Recursos Naturais” prevê os cursos (também de nível médio) de Agricultura, Agroecologia, Agronegócio, Aquicultura, Cafeicultura, Equipamentos Pesqueiros, Fruticultura, Pesca, Recursos Pesqueiros e Zootecnia.

Para maiores informações, basta acessar o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC (pronatec.mec.gov.br/cnct). O site aborda os temas abordados nos cursos, as possibilidades de atuação no mercado de trabalho e a infraestrutura recomendada para as escolas (laboratórios, bibliotecas, etc.).

Todos estes cursos são ministrados regularmente em escolas técnicas públicas e privadas de todo o país. No caso das entidades de ensino privadas, é possível concorrer a uma bolsa de estudos através do PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

engenharia de produção de alimentos

Cursos de Produção de Alimentos

Com relação aos bacharelados, o curso mais tradicional é o de Agronomia, baseado nas ciências e tecnologias empregadas para a melhoria da qualidade e produtividade de lavouras e rebanhos, além das características do agronegócio. Bem semelhante é o curso de Engenharia Agrícola, mas o foco principal é o desenvolvimento de equipamentos necessários à agropecuária, além do planejamento e construção de silos, armazéns e estufas.

O curso de Ciências Agrárias prepara profissionais para lecionar em cursos técnicos e de nível superior, além de ministrar treinamentos para o pessoal de propriedades rurais e da agroindústria. O trabalho de consultorias para o planejamento do plantio, administração de fazendas e cooperativas e na solução de problemas agrícolas.

Para quem está com pressa, a melhor opção são as graduações tecnológicas oferecidas por diversas faculdades: Agroindústria, Alimentos, Agronegócio e muitos outros são oferecidos em cursos com duração de apenas quatro ou seis semestres. Os estudantes graduados podem complementar sua formação em especializações e pós-graduações.

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, com um mercado interno em expansão e boas opções de comércio exterior. Profissionais ligados à produção de alimentos podem escolher entre trabalhar junto à lavoura e à criação de animais, nas empresas de processamento e beneficiamento, no comércio e também na pesquisa para o desenvolvimento de novas técnicas. Basta se aprofundar sobre as características do curso e a carreira profissional certamente será um sucesso.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *