Engenharia da Computação ou Ciência da Computação

Engenharia ou Ciência da Computação e Sistemas de Informação são áreas com atuações bem distintas.

Eles estão entre as carreiras mais procuradas nos processos seletivos de ciências exatas e tecnologia da maior parte das faculdades brasileiras. No entanto, muitos estudantes, ao chegar ao vestibular, não sabem as diferenças entre Engenharia da Computação, Ciência da Computação ou Sistemas de Informação. Os nomes são parecidos, os três cursos são bacharelados ligados à informática e cerca de 30% do currículo são comuns às três faculdades.

É preciso conhecer estas carreiras; do contrário, a matrícula e a frequência nos primeiros semestres pode gerar frustração e certamente provoca perda de tempo. O que estes três cursos definitivamente não oferecem é a especialização em determinados softwares, como Excel ou Photoshop, a criação de jogos e sites lúdicos, nem em montagem e manutenção de computadores.



Os bacharelados da área de computação preparam os estudantes para conhecer os princípios teóricos e práticos da área, de forma que eles se transformem em “caçadores” de soluções para problemas específicos de empresas ou da própria internet.

Ciência da Computação

O curso aprofunda conceitos e teorias da computação. Os estudantes entram em contato com estruturas de dados, algoritmos, linguagens de programação, análise de sistemas, etc. O cientista da computação trabalha basicamente com softwares e os candidatos à carreira precisam ser “apaixonados” por matemática e cálculo.

A Ciência da Computação, na verdade, é o conjunto de conhecimentos que permite o desenvolvimento dos programas e aplicativos de computadores, que certamente terão seus especialistas em alguns meses de uso – o profissional de Ciência da Computação não precisa necessariamente conhecer todas as funcionalidades do programa, já que muitas são “importadas” de softwares pré-existentes.

Este profissional pode dar assistência a usuários, manter as redes de computadores em funcionamento, implantar bancos de dados e garantir a segurança de compras e vendas virtuais.

egenharia ou ciência da computação

Engenharia da Computação

São tantos os pontos em comum com a Ciência da Computação, que a legislação de muitos países não faz diferença entre cientistas e engenheiros do setor. No entanto, a Engenharia da Computação se encarrega basicamente do desenvolvimento de hardwares – o desenvolvimento dos computadores e de seus periféricos.

É parte do dia a dia da Engenharia da Computação a integração de hardwares e softwares, tornando o uso cotidiano do uso dos computadores mais rápido e preciso. Os profissionais podem ainda desenvolver maquinas e equipamentos computacionais e desenvolver produtos e serviços para redes de telecomunicações.

Sistemas de Informação

Sempre utilizando hardwares e softwares, estes profissionais planejam, desenvolvem e administram o fluxo de informações, através de redes intranet e internet, dentro de uma organização pública ou privada. O bacharel em Sistemas de Informação organiza o planejamento, armazenamento, recuperação e disponibilização de dados para os usuários.

Este profissional cria, adapta e instala programas que agilizam as atividades das empresas, monta bancos de dados e pode inclusive desenvolver páginas para sites. Como o mundo está totalmente informatizado, o bacharel em Sistemas de Informação pode atuar em quase todos os departamentos e setores.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *