ENEM 2014 – Inscrição 12 a 23 de Maio, Provas 8 e 9 Novembro

O MEC divulgou o edital do exame. Confira as datas e veja como fazer sua inscrição ENEM 2014 passo a passo.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), está finalizando a organização do cronograma de 2014. As datas do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – devem ser as seguintes:

• As inscrições ocorrerão entre 12 e 23 de maio e as provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro, o segundo final de semana do mês;



• Para nortear os estudantes, o gabarito das provas do ENEM deve ser divulgado três dias após a aplicação e as notas finais, até janeiro de 2015. O edital do exame deve ser publicado no Diário Oficial da União nos próximos dias.

Como Fazer a Inscrição Enem 2014?

enem 2014

dúvidas sobre a inscrição enem 2014

+ Dúvidas frequentes: http://enem.inep.gov.br/duvidas-frequentes.html

+ Iniciar sua inscrição: http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem

+ Passo a passo da inscrição: http://enem.inep.gov.br/dicas.html

O ENEM serve para avaliar a qualidade do ensino de nível médio no país. As notas das provas – Linguagens (Português e Inglês ou Espanhol), Redação, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza – são utilizadas na seleção de estudantes para as universidades federais e outras instituições de nível superior (O SiSU – Sistema de Seleção Unificada).

O PROUNI (Programa Universidade para Todos), que concede bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades particulares, o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), que oferece financiamentos a serem pagos depois da conclusão do curso superior, e o programa Ciência sem Fronteiras, que oferece bolsas no exterior para cursos de graduação e pós-graduação, também dependem da participação com bons resultados no ENEM. A pré-condição para concorrer a todos estes programas é não zerar na prova de Redação.

ENEM 2014

Em 2013, pouco mais de cinco milhões de jovens se submeteram às provas do ENEM, mas houve alto índice de abstenção (cerca de dois milhões de inscritos). Neste ano, a expectativa é que as inscrições ultrapassem a casa dos sete milhões de estudantes.

enem 2014

O pagamento da inscrição, que é eletrônica, através do site www.enem.inep.gov.br, deve ser feito até a última semana de maio. A taxa é de R$ 35,00 e o boleto pode ser impresso através do próprio site. Para solicitar a isenção, o estudante deve declarar carência econômica no ato da inscrição no ENEM, em função de ser membro de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica e dispor de documentos que comprometem esta condição.

O INEP pode exigir provas da carência a qualquer momento do processo de avaliação. Estudantes que vão concluir o ensino médio em 2014, egressos de escolas públicas ou bolsistas integrais de escolas particulares, estão automaticamente isentos deste pagamento.

As notas do ENEM servem também para conferir a certificação do ensino médio para jovens e adultos que não puderam cursar os três anos do curso na idade considerada adequada. Para solicitar o certificado, o candidato deve indicar esta necessidade no momento da inscrição.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *