ENADE 2015 – Como Funciona? Entenda

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) possui o principal objetivo de avaliar a qualidade dos cursos de nível superior de todo o país, através de provas com alunos que ingressaram no primeiro ano ou os alunos que estão concluindo o curso.

Vale salientar que não são todos os cursos que são escolhidos, mas os cursos que são escolhidos para este tipo de exame são avaliados em diversos aspectos: a qualidade e o aprendizado dos alunos.

ENADE



ENADE – O que é? Como Funciona?

A qualidade do ensino destas instituições deverá ser avaliada através das notas obtidas pelos alunos nesta avaliação, pois o principal objetivo do ENADE é avaliar as instituições de ensino superior e não o aluno. Uma vez que as faculdades e universidades conseguem uma boa nota no ENADE, estarão bem conceituadas, ou seja, podem até oferecer mais cursos ou aumentar o número de vagas oferecidas.

A avaliação consiste em avaliar se o aluno está absorvendo todo o ensinamento que está sendo passado, ou seja, o quanto que os alunos estão aprendendo, além de se verificar se as instituições estão de acordo com os parâmetros exigidos pelo MEC.

Apesar de este exame avaliar as instituições de ensino superior, é de suma importância que os alunos tenham uma boa nota neste tipo de exame, pois além de ser obrigatório, faz com que o conceito destas instituições seja elevado e uma vez que os conceitos sejam elevados, facilita muito para os alunos conseguirem as melhores vagas no mercado de trabalho tanto competitivo.

Caso a faculdade ou universidade tiver nota abaixo da necessária nos conceitos do MEC, estas instituições serão convocadas pelo MEC para corrigirem as principais falhas encontradas durante o ENADE, portanto tão uma chance para melhorar a qualidade de ensino.

ENADE

Persistindo os problemas, conforme a avaliação do MEC, o curso pode ser suspenso ou ocorrer outras medidas administrativas mais severas, como o impedimento de abertura de novas vagas em um curso específico, como aconteceu no caso do curso de Direito, que além de ter sérios problemas no Exame da Ordem, muitos cursos foram mal avaliados pelo Ministério da Educação.

+ Confira: Cursos Superiores Reconhecidos pelo MEC

ENADE 2015

No ENADE de 2015, as instituições de ensino irão cadastrar os alunos neste processo, mas os mesmos serão avisados, para que possam se preparar para este teste tão importante, pois conforme a nota, a imagem dos alunos e das instituições estará em jogo, pois uma boa nota fará diferença tanto no MEC quanto no mercado de trabalho.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *