Aprenda a Procurar Emprego pela Internet de Forma Eficiente

Em primeiro lugar, é preciso aprender a pesquisar na internet, para depois procurar um emprego. Confira como realizar sua busca por empregos na internet de forma eficiente!

A internet está se tornando cada vez mais popular e, entre outras atividades, boa parte das empresas está migrando para os classificados virtuais na hora de selecionar pessoal. O recrutamento é instantâneo, poupa tempo e deslocamentos desnecessários e facilita em muito a vida do pessoal de RH. Nesse artigo daremos dicas essenciais para você procurar emprego pela internet de forma eficiente.

Afinal, foi-se o tempo em que a internet era usada apenas para o envio de currículos: hoje, várias etapas da seleção são realizadas online: apenas as fases finais, com testes práticos e entrevistas mais elaboradas, são realizadas na sede das empresas.



Como Procurar Emprego pela Internet

Procurar Emprego pela Internet

Muitas pessoas erram ao procurar informações na internet. Por exemplo, digitar “geografia Brasil” no Google vai levar a uma pesquisa sobre as duas palavras: você vai encontrar geografia de Uganda e história do Brasil. A procura não foi refinada e o site de busca deu todas as informações possíveis, boa parte delas desnecessárias.

Basta incluir um sinal e a pesquisa será mais objetiva. Digitando “geografia+Brasil“, os resultados se limitarão a sites com os dois vocábulos. Numa procura de emprego, o refino da pesquisa poderia ser “recepcionista+recife+vagas+inglês“. O resultado traria vagas para recepcionistas que falam inglês em Recife. Mas isto não é suficiente.

Buscando vagas de emprego na internet

Inicialmente, porque a nomenclatura dos cargos não é homogênea. Pode haver vagas de secretária júnior exigindo as habilidades de nossa candidata hipotética. Por outro lado, podem surgir vagas para recepcionistas de hotel, especialmente pela informação de falar inglês, e esta é uma atividade bastante diferente da rotina de uma recepcionista de empresa.

A busca por palavras-chave pode oferecer melhores resultados quando se trata de procurar empregos pela internet. Em vez de colocar o cargo pretendido, relacione as habilidades necessárias para o cargo. Em vez de recepcionista, use atendimento+público+telefone+recife. A busca trará vagas para quem tem experiência no atendimento ao público por telefone em Recife.

Em tempo: se você utilizar aspas, o buscador vai tentar encontrar combinações na ordem da sequência digitada: “recepcionista em Boa Viagem” apresentará as vagas para recepcionistas apenas neste bairro.

Procurando Emprego

Sites com Vagas de Emprego

Existem muitos sites de emprego na internet. A maioria exige um pagamento mensal para manter as informações do candidato online, mas existem instituições públicas e outras, ligadas a sindicatos, cooperativas e organizações não governamentais que apresentam diversas vagas.

É possível fazer o cadastro e receber notícias sobre o mercado de trabalho e dicas sobre como elaborar o currículo e apresentar-se numa entrevista de emprego. Muitos cursos de capacitação também são ministrados, online e presenciais, para ampliar as chances do candidato. Mesmo assim, é importante acessar o site diariamente, especialmente pelos candidatos a vagas para empregos que exigem menor formação e qualificação técnica.

+ Confira aqui: Cursos Profissionalizantes Online garantem bons salários

A maioria das empresas também disponibiliza suas vagas de emprego em seus sites. É o famoso “Trabalhe conosco”, presente praticamente em todas as páginas de abertura dos sites institucionais. É preciso atenção na hora de preencher os currículos virtuais: verifique exatamente qual é a informação que está sendo pedida e não seja prolixo: a objetividade conta pontos na hora da contratação.

Além disto, certifique-se de usar as palavras-chave que serão usadas pelo software que identifica e classifica os candidatos. Estes programas funcionam exatamente como um buscador.

Se você está empregado, não de esqueça de ativar a “privacidade” “sigilo” ou “confidencial”, condição que impede outras empresas de visualizar seu currículo e não criará problemas com seu atual empregador.

+ Leia também: Como voltar ao Mercado de Trabalho, dicas para conseguir emprego!

Existem redes sociais de relacionamento profissional, são ótimas para quem busca empregos pela internet. Neste caso, sempre adote linguagem formal, preste informações exatas sobre suas habilidades e tenha cuidado com a sua segurança. Muitas empresas acessam estes sites, o que aumenta suas chances de recolocação; no entanto, muitos mal-intencionados também estão na busca de incautos para aplicar golpes, como os que exigem o pagamento de taxas para divulgar currículos.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *