Eleições 2014: Título de Eleitor, Dúvidas e Informações

Toda vez que uma eleição se aproxima é hora de procurar o título eleitoral que ficou guardado por dois anos e checar a sua situação eleitoral para evitar problemas. A fim de evitar qualquer surpresa desagradável às vésperas das eleições 2014, é interessante ficar atento às dúvidas mais comuns nestes casos:

Quem é obrigado a votar?

Todo brasileiro maior de 18 anos. O voto só é facultativo para os maiores de 16 anos e menores de 18 anos, além dos maiores de 70 anos e para os analfabetos.



eleições 2014

Quais são as ocasiões que necessitam do Título de Eleitor?

Além, é claro, de ser utilizado para votar em cada eleição, o título de eleitor tem outras finalidades, como por exemplo: após cada eleição para comprovar a quitação eleitoral, pelo futuro empregador no momento de uma contratação, no momento de renovar ou tirar o passaporte, no momento de tirar o CPF, para realizar matrícula em faculdades ou escolas, para se inscrever em concurso público, para matrícula em colégios e faculdades, para se inscrever em concursos públicos e, posteriormente, para assumir o cargo em casos de aprovação.

Como obter meu Título de Eleitor pela primeira vez e qual o prazo?

Para tirar o Título de Eleitor, basta comparecer ao Cartório Eleitoral ou Posto de Atendimento ao Eleitoral da sua cidade. Você deve levar o documento original de identidade (pode ser RG, carteira de motorista, certidão de nascimento, casamento, carteira de trabalho, passaporte ou carteira de identidade profissional), além do CPF e comprovante de endereço recente. No caso dos homens entre 18 e 45 anos, é necessário levar também o comprovante de quitação do serviço militar.

corrupção

+ Confira: Cargos Políticos e Suas Funções no Brasil

Posso tirar meu título pelo correio ou internet?

Pela internet sim, já pelo correio, não! No entanto, mesmos optando pela internet, os eleitores precisarão comparecer ao cartório eleitoral para retirar o título no prazo máximo de cinco dias após a solicitação do mesmo.

Perdi meu Título, como tirar a segunda via?

Para tirar a segunda via do documento é necessário comparecer ao Cartório em que está inscrito munido de RG ou qualquer outro documento de identificação e preencher o requerimento solicitando a 2ª via do Título Eleitoral. A segunda via pode ser requerida até dez dias antes da próxima eleição e só pode ser expedida caso não tenha acontecido nenhuma alteração desde a data da inscrição.

Qual é o procedimento para transferir meu título eleitoral?

Para realizar este procedimento deve-se comparecer ao Cartório Eleitoral correspondente à rua onde fica a sua residência munido do Título Eleitoral, RG original, CPF e comprovante de endereço com data de três meses anteriores.

Estas e outras dúvidas podem ser tiradas por meio dos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais de cada região. De qualquer forma, é sempre importante estar atento a elas.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *