EJA MEC – Educação de Jovens e Adultos

Hoje em dia, ninguém pode ficar triste ou arrumar desculpas por dizer que não pôde concluir os estudos. Pois, para quem não teve a chance de terminar o 1º e 2º graus há uma nova oportunidade de terminar os estudos.

Educação de Jovens e Adultos

EJA MEC

Supletivo, ou mais recentemente chamado também de EJA – Educação de Jovens e Adultos, é mais que uma modalidade de ensino com o objetivo de atender àqueles que não tiveram acesso à escola na idade certa. Ele é uma porta aberta para a aprendizagem, conhecimento, mercado de trabalho, estabilidade no emprego, ingresso a cursos profissionalizantes, à faculdade, ou seja, entrada a outros mundos, bem como o direito de todo cidadão, acesso à educação gratuita.

Publicidade

As empresas cada vez mais estão exigindo o ensino médio completo, você sabe disso, e aqueles que não querem perder o emprego recorrem ou buscam concorrer de igual em um processo seletivo, estão estudando através desse tipo de ensino. Aprendem, retomam o conteúdo, voltam a estudar e dessa forma conseguem se estruturar novamente para competir no concorrido mercado de trabalho que temos hoje.

O que é EJA e qual o objetivo?

EJA = Educação de Jovens e Adultos, e o objetivo dessa modalidade de ensino é restaurar o direito à educação aos jovens e adultos, oferecendo igualdade de oportunidades para a entrada e permanência no mercado de trabalho e qualificação para uma educação permanente.

Quem pode fazer o EJA (Supletivo) ?

Não só os mais velhos podem estudar no supletivo, jovens que perderam alguns anos escolares também podem ter a educação básica completa, podendo entrar no Ensino Fundamental, com idade mínima 15 anos e no Ensino Médio acima de 18.

Já falamos aqui também da modalidade que atualmente muitos brasileiros vem procurado para buscar um diploma de conclusão dos estudos; se trata do supletivo a distância, que seria uma maneira de formar jovens e adultos da mesma maneira que o EJA, porém na modalidade EAD, que significa Educação a Distância.

EJA MEC

O supletivo EJA reconhecido pelo MEC está ao alcance de toda a população, essa modalidade está presente em todas as escolas estaduais de ensino fundamental e médio, e à noite, facilitando assim a vida do estudante que trabalha durante o dia. Não desanime, sua oportunidade para garantir um futuro melhor pode ser essa.

A Constituição garante que a educação é um direito de todos os brasileiros, por isso o governo oferece as vagas, além de materiais escolares, como apostilas e um kit contendo: cadernos, lápis, canetas etc.

O avanço da educação…

Ainda se faz necessário ressaltar o quanto a EJA leva em consideração as características específicas do alunos trabalhador, oferecendo ensino de acordo com as necessidades e disponibilidades da turma, adequando conteúdos trabalhados, marcados pela experiência de vida, garantindo assim o interesse e a permanência dos mesmos na escola.

Sabemos que a necessidade de compor a renda familiar faz parte de milhões de jovens brasileiros. Um estudo realizado mostrou que 29% dos alunos que estão realizando o Ensino Fundamental pelo EJA já exercem alguma atividade remunerada. A dificuldade de conciliar os estudos com o trabalho faz com que milhares de jovens acabem abandonando a escola, o EJA surge como uma opção visto que permite que alunos estudem no turno da noite.

Entretanto, é preciso ficar atento, há muitas escolas hoje oferecendo supletivo pago e à distância, e infelizmente muitas podem acabar sendo enganação. É de suma importância saber se a escola que você irá fazer seu EJA possui certificação do MEC (Ministério da Educação e Cultura), assim garantindo que seu certificado e diploma serão validados em todo território nacional, podendo te oferecer direito a inscrição a um ensino superior (universidade) e concursos públicos.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

16 comentários em “EJA MEC – Educação de Jovens e Adultos

  1. eu fiz o cadastro porque quero informações sobre o supletivo gratuito a distância e não recebi nada sobre o assunto o que eu devo fazer??

  2. Tenho 60 anos mas ainda gostaria muito de estudar. Fiz só até a quinta serie . Como devo agir para fazer minha inscrição? Obrigada .

  3. Olá, gostaria de obter informações de como faço para me increver para trabalhar como educadora do eja, se puder me fornecer esta informação ficaria muito grata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>