Efeito Estufa – Resumo, O que é, Causas e Informações

A absorção da radiação solar por alguns gases presentes na atmosfera terrestre determina o efeito estufa.

Quando se fala em efeito estufa, logo se pensa num grande vilão. Afinal, ele é o responsável pelo aumento da temperatura da Terra, que provoca catástrofes ambientais: extinção de espécies, elevação do nível do mar, aumento da incidência de problemas dermatológicos.

Efeito Estufa – Resumo e Informações

Efeito Estufa



No entanto, o efeito estufa é um fenômeno benéfico: sem a retenção do calor, a temperatura do ar e do oceano se resfriaria demais, impossibilitando a vida no planeta, ao menos como a conhecemos. O efeito estufa garante a manutenção do calor e, consequentemente, da vida. Uma redução de 2°C já restringiria a presença do homem em latitudes muito elevadas.

O problema começa quando ocorre um aumento na emissão dos gases que absorvem parte da radiação solar (cerca de 50%; a outra metade é refletida para o espaço). Vapor d’água, dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, quando emitidos em excesso, retêm mais radiação infravermelha e rebatem um percentual para a superfície, alterando o equilíbrio e provocando o aumento da temperatura.

+ Confira também: Aquecimento Global – Resumo, Causas e Consequências

Especialistas calculam que, no século XX, a temperatura aumentou entre 0,3°C e 0,6°C. Parece insignificante, mas isto determinou a redução em 40% da cobertura de gelo da Groenlândia. Muitas rãs e pererecas foram extintas, por causa da maior velocidade da evaporação: muitas espécies das Américas Central e do Sul põem seus ovos em depósitos de água no alto das árvores; sem água, os girinos não conseguem se desenvolver.

Efeito Estufa

Causas do Efeito Estufa

O efeito estufa é causado pela maior emissão de gases, determinada pela queima de combustíveis fósseis (carvão e petróleo) e até pela pecuária: a flatulência dos animais é rica em metano e esta atividade econômica responde por 16% da poluição atmosférica. Aliam-se, para potencializar o fenômeno, o desmatamento – para a criação de novas áreas de pastagem – e a degradação de várias regiões, para a extração de minerais e a ampliação urbana, com a consequente impermeabilização do solo, uma contribuição extra para o aumento da temperatura.

Alterações na biodiversidade – o conjunto de espécies animais e vegetais – provocam desequilíbrios ambientais graves. Podem prejudicar toda a cadeia alimentar. O homem também sentirá os efeitos negativos: as atividades em regiões costeiras serão prejudicadas ou mesmo inviabilizadas por causa da elevação do nível do mar. Mudanças no regime de chuvas poderão transformar a Amazônia numa savana e a região Nordeste, num deserto.

+ Leia também: Biocombustíveis – O que são? Quais os tipos?


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *