Educação Física – Curso, Faculdade, Mercado de Trabalho

A educação física promove a saúde e a capacidade física através da prática de exercícios físicos e atividades corporais. O profissional bacharel ou licenciado em Educação Física é egresso do curso superior oferecido por universidades devidamente credenciadas para tal. Esse profissional é habilitado para a organização, a execução e supervisão de programas de atividades físicas para uma pessoa ou para um grupo. Com o curso de educação física, ele está apto também para a preparação de crianças e adultos para as diversas modalidades de esporte.

educação física

Curso e Faculdade de Educação Física

Além de poder auxiliar no tratamento e na recuperação de pessoas portadoras de deficiência, através da aplicação de exercícios especiais direcionados para este fim. O mercado de trabalho do educador físico lhe oferece ocupação com grupos, em escolas, clubes ou academias de ginástica, além de poder prestar atendimento personalizado como personal trainer.



Para o exercício da profissão do educador físico, é necessário que ele esteja devidamente registrado no conselho da classe e para dar aulas em escolas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio é preciso que o curso de educação física frequentado o habilite como licenciado.

O curso de educação física cm habilitação em licenciatura contempla, em sua grade curricular, matérias relacionadas às áreas biológicas e da saúde associada à prática de ensino. Já o curso de bacharelado em educação física, que forma o profissional bacharel em Esporte se dedica à formação do técnico ou preparador físico de atletas ou de equipes praticantes de esportes.

Cada vez mais, o mercado de trabalho para o profissional que fez o curso de educação física tem ficado abrangente, com a população preocupada com a prática de exercícios e com o condicionamento físico em dia, há mais iniciativas e estabelecimentos direcionados para esse fim que necessitam dos serviços desses profissionais.

profissional de educação física

Onde o profissional pode trabalhar?

Além das aulas de educação física nas escolas, há presença desses profissionais nos clubes, hotéis para recreação, resorts, spas, nas academias e até mesmo em empresas que criam programas relacionados à qualidade de vida para os funcionários do lugar, ou em clínicas e hospitais nos quais o educador físico atua no tratamento dos pacientes, por exemplo.

Conforme levantamento feito, o salário inicial para o profissional educador físico em São Paulo é de R$ 1.518,00, ao passo que nos demais municípios do estado, se começa ganhando o valor de 1.180,00 reais pela prestação de serviços do profissional que fez o curso de educação física. Desse modo, o mercado é bastante promissor e de atuação diversificada e abrangente.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *