Educação de Jovens e Adultos a Distância

Cursos Gratuitos // Ensino a Distância, Informações // Educação de Jovens e Adultos a Distância



A EJA – Educação de Jovens e Adultos – permite recuperar o tempo perdido para quem não teve oportunidade de estudar.

O número de analfabetos no Brasil caiu de 16,6% para 7,3% nos últimos 15 anos (apesar de o número de analfabetos funcionais, aqueles que dominam o código linguístico, mas não entendem o conteúdo da escrita – não conseguem entender o teor do que está escrito – ser ainda muito alto, em torno de 37% da população).

Este avanço está relacionado à educação de jovens e adultos (EJA), especialmente a distância. Oferecido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelas secretarias estaduais e municipais de Educação, a EJA permite que adolescentes e adultos que não foram escolarizados possam se graduar nos níveis fundamental – a partir dos 16 anos – e médio – a partir dos 19 –, oferecendo desde a alfabetização até a capacitação para prestar um vestibular.

eja

Publicidade

EJA – Educação de Jovens e Adultos

Em geral, na Educação de Jovens e Adultos, são oferecidas algumas aulas presenciais e material didático para que o aluno possa estudar em casa, sem necessidade de cumprir uma carga horária mínima, como ocorre nos cursos regulares. Isto permite que cada matriculado possa organizar seus próprios horários, garantindo que pessoas que tenham horários de trabalho estendidos ou que morem longe das escolas possam obter seus certificados de conclusão estudando no seu tempo livre. Alguns Estados brasileiros oferecem a EJA a distância apenas a partir do segundo ciclo do ensino fundamental (do sexto ano em diante).

Em todos os cursos oficiais da EJA, é possível cursar cada série em seis meses; também é permitido se matricular em apenas algumas disciplinas, para garantir um aprendizado mais amplo. Assim, em um período, é possível cursar apenas as humanidades (História, Geografia, Sociologia e Filosofia), idiomas (Língua Portuguesa, Redação, Inglês e Espanhol) ou ciências da natureza (Matemática, Física, Química e Biologia). Os critérios para definição da matrícula ficam a cargo do aluno.

ENCCEJA – Ensino Gratuito

Para obter a certificação do ensino fundamental, é preciso prestar o ENCCEJA – Exame Nacional para Certificação de Competências da Educação de Jovens e Adultos, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP – site: www.inep.gov.br). A prestação do ENCCEJA é gratuita.

Basta se inscrever no site e indicar o município em que deseja prestar as provas. O INEP enviará um e-mail com a data e local dos exames.

Desde 2009, a certificação do ensino médio é obtida com a prestação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O exame é aplicado anualmente e suas notas são adotadas para o processo seletivo das universidades federais e de diversas instituições estaduais e particulares de ensino superior.

O INEP também disponibiliza todo o material didático exigido para as provas de certificação, no site www.encceja.inep.gov.br/materiais-para-estudo. Na mesma página, professores podem obter livros de apoio para orientar estudantes da EJA.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
| categoria: Ensino a Distância, Informações , eja no senai a distancia
Comente no Facebook

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...