Edição de Vídeo – Programas, Cursos, Como Aprender

O audiovisual tem crescido bastante nos últimos anos. Um curso de edição de vídeo ajuda a obter sucesso nesta área.

Como a internet está presente em praticamente todos os lugares, os internautas aproveitam qualquer tempo livre para enviar (e receber) arquivos de áudio e vídeo, além de assistir a filmes em smartphones e laptops, enquanto se deslocam entre a casa, a escola e o trabalho. Mas, para que isto aconteça, é muito importante a atuação de um profissional que saiba conciliar as trilhas sonoras, imagens, legendas, etc. Para se qualificar a exercer esta função, um curso de edição de vídeo é fundamental.

edição de vídeos



Curso de Edição de Vídeo

A profissão exige o domínio de diversos softwares (e por isto o curso de edição de vídeo é fundamental), mas é necessário que o candidato seja criativo e original, tenha bons conhecimentos de desenho (proporção, perspectiva, etc.) e boa capacidade de inter-relacionamento, já que o trabalho exige colaboração entre os colegas e muitos contatos com clientes.

O objetivo do curso de edição de vídeo é permitir que o participante aprenda a utilizar softwares específicos para capturar, selecionar, tratar e organizar imagens digitais, harmonizando-as a sons e inserindo textos, logomarcas, caracteres (como legendas), fundos especiais, etc. Recursos de corte, transição e composição de imagens também fazem parte do conteúdo oferecido.

Os cursos básicos são destinados a quem trabalha ou quer trabalhar em emissoras de TV, agências de publicidade, empresas de eventos, ilhas de edição, etc., como editores ou assistentes de edição. Existem também cursos de edição de vídeo destinados à reciclagem dos profissionais, já que os programas utilizados neste segmento estão em constante atualização.

Em função desta especificidade, podem ser encontrados cursos com carga horária entre 40 e 280 horas. Os mais rápidos geralmente destinam-se à atualização. As escolas de informática oferecem cursos presenciais e online. Qualquer que seja a opção, não há pré-requisitos (são cursos livres), mas o ideal é que os candidatos tenham 16 anos ou mais e ensino fundamental completo.

Nos cursos presenciais, é útil certificar-se de que a sala de aula é equipada com um computador para cada aluno. Antes da escolha de qualquer curso, é muito importante pesquisar sobre eventuais reclamações e insatisfações de ex-alunos, assim como colher informações sobre a qualidade das aulas e instalações da escola.

editor de vídeos

Conteúdo do Curso de Edição de Vídeo

Um curso de edição de vídeo não pode deixar de abordar técnicas de edição e montagem, produção audiovisual e os recursos dos softwares mais empregados (Sony Vegas, Adobe Première, Avid Media, etc.); no caso de o profissional ser também ilustrador, noções sobre Adobe Photoshop e Illustrator também são bem-vindas.

É importante dominar as ferramentas de efeitos, transições, inserções (textos, imagens, etc.), composição gráfica e finalização do projeto para exibição, respeitando conceitos estéticos. Os alunos devem aprender também os critérios para montagem do material audiovisual de acordo com o roteiro solicitado pelo cliente ou previamente definido pela equipe.

De acordo com as necessidades profissionais, é importante escolher um curso que diferencie as linguagens adotadas no audiovisual: publicitária, cinematográfica, televisiva, didática, etc. (é cada vez maior o número de escolas que empregam vídeos em sala de aula).

Curso Online de Edição de Vídeo


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *