Sites para Download de Livros Gratuitos: Baixe Livros de Graça

Muita gente ainda prefere folhear as páginas de um livro impresso, mas é possível fazer o download de centenas de livros.

Houve um tempo em que os livros eram raros e caros. Cada exemplar era copiado e ilustrado manualmente, o que demandava tempo e dinheiro. Na Europa medieval, a maioria dos copistas trabalhava em conventos e mosteiros, o que permitia uma censura feroz sobre o que iria para as estantes das bibliotecas e o que seria proibido. É grande a diferença entre aqueles tempos e a era da internet, em que há centenas de sites para download de livros, muitos deles gratuitos.

A coisa começou a mudar em 1439, quando o gráfico Johannes Gutenberg criou a prensa de tipos móveis, garantindo a produção em massa de jornais e livros. Textos contrários ao status quo começaram a circular nas cidades e aldeias: foi uma verdadeira revolução. Mas o inventor alemão não poderia prever que, séculos mais tarde, surgiria o livro sem papel.



Sites para Download de Livros

livros online

Oficialmente, sites só podem disponibilizar o download de livros que já caíram em domínio público – aqueles a que não é devido o pagamento de direitos autorais. Isto, por si só, já daria para a leitura de muitas vidas enfileiradas. Os grandes clássicos, como os do teatro grego e de William Shakespeare, apenas para citar dois exemplos, já estão há muito tempo em domínio público.

Quem quer ler os originais do “Bardo Imortal” pode consultar a Open Library (www.openlibrary.org). No site, é possível encontrar milhões de romances, contos, novelas, ensaios de dramaturgia, crônicas, além de livros técnicos e didáticos. Para ler em português, uma consulta ao Portal Domínio Público (www.dominiopublico.gov.br) satisfaz aos mais exigentes. Boa parte da poesia de Fernando Pessoa está disponível.

Recomendação de Livros

livros grátis

Entre os escritores brasileiros, as obras de Aluísio de Azevedo, José de Alencar e Machado de Assis já podem ser encontrar em diversos sites para download de livros. Mais recentemente, as famílias de Vinícius de Morais e de Jorge Amado abriram mão de seus direitos de herança e permitiram que as obras destes gênios sejam baixadas sem custo. Até Paulo Coelho, o best seller brasileiro (e um fenômeno mundial) liberou sua produção.

Por questões de ética, não podemos relacionar sites que permitem o download de livros mais recentes, mas o Books da Google (www.books.google.com.br) oferece muitos títulos, inclusive “Zelota”, livro do escritor iraniano radicado nos EUA sobre a situação sociopolítica da Palestina no século I, lançado no final do ano passado, já pode ser lido gratuitamente no PC, notebook ou tablet. É apenas uma indicação entre milhares de títulos.

Outros sites que oferecem livros grátis

O site da Universidade de São Paulo oferece mais de três mil livros para download gratuito. É o acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, totalmente digitalizado (www.bbm.usp.br). É possível fazer consultar, cruzar dados ou simplesmente ler as obras.

+ Confira nosso artigo: Confira 18 Livros Gratuitos oferecidos na Internet

Também da USP, a Biblioteca Digital de Obras Raras (www.obrasraras.usp.br) apresenta textos sobre a história da universidade e clássicos da literatura universal, como “Dom Quixote”, do espanhol Miguel de Cervantes.

Como baixar livros na Google Play grátis

Mais livros gratuitos

O projeto E-Livros Grátis (www.elivros-gratis.net) mantém um bom acervo, que é ampliado com a ajuda dos internautas. É possível fazer o upload de obras ou simplesmente divulgar o trabalho realizado pela equipe nas redes sociais.

A biblioteca digital oferece livros de filosofia, política, autoajuda, marketing pessoal, poesia, material sobre mistérios do planeta (como o Triângulo das Bermudas), atualidades, humor (boa parte das colunas de José Simão está digitalizada), além dos grandes clássicos da literatura universal.

+ Leia: Ler Livros Online de Graça – Lista de Livros Grátis

Não há mais desculpas para se manter atualizado e desfrutar as melhores produções literárias dos últimos milênios. Não é mais preciso ir à livraria – ou à banca de jornais. O download gratuito de livros está disponível em vários sites. Basta um clique.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *