Dicas para Passar no Vestibular

Passar no vestibular não é nada fácil, mas algumas dicas ajudam a superar alguns problemas deste período difícil.

O ensino médio está chegando ao fim e surge a ansiedade nos estudantes: como fazer para entrar na faculdade? Que carreira escolher? Para jovens de 17 anos, o vestibular se parece com a esfinge, o monstro que devorava viajantes na entrada de Tebas, na Grécia antiga. Surgem muitas dúvidas: que carreira escolher, como estudar a imensidade de exigências para as provas, em quantos processos seletivos se inscrever. Mas, com algumas dicas, fica mais fácil enfrentar esta fase e passar no vestibular.

como passar no vestibular



Dicas para Passar no Vestibular

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que o vestibular não é um episódio isolado: ele é o encerramento do ensino médio e suas provas exigem conhecimentos apreendidos – ao menos em tese – durante toda a educação básica. Portanto, dedicar algumas horas do dia para estudar durante toda a adolescência é a melhor formar de se preparar para entrar na faculdade.

Muitos alunos, no entanto, “empurram com a barriga”: adotam truques para decorar fórmulas, dedicam-se mais às disciplinas preferidas – exatamente aquelas em que menos precisam de tempo para assimilar os conteúdos apresentados – e chegam ao final do ensino médio com muitas deficiências. Então, é o momento de intensificar os estudos.

Para tanto, é preciso identificar a forma de aprendizado. Algumas pessoas aprendem melhor ouvindo o professor (ou um documentário ou noticiário). Outras têm mais facilidade lendo ou pesquisando, inclusive na internet – mas é preciso ter foco para não se distrair, perder tempo precioso nas redes sociais ou em páginas de curiosidades.

+ Confira: Como usar a Nota do ENEM?

Por fim, existem os que aprendem experimentando, ou seja, colocando a mão na massa. Identificar esta característica, que é pessoal e pode ser mista, é muito importante para melhorar a aquisição dos conteúdos.

Alguns raros estudantes conseguem estudar ouvindo música, com a TV ligada ou em locais movimentados. A maioria, no entanto, precisa de tranquilidade para os estudos: um ambiente sem ruídos, nem nada que distraia a atenção. Mantenha a ventilação e iluminação adequadas: o desconforto físico e o cansaço visual prejudicam a memória. Verifique também se você consegue assimilar melhor o conteúdo de um texto lendo em voz alta: o cérebro estabelece conexões diferentes quando você ouve a sua própria voz.

dicas para passar no vestibular

Uma boa dica para passar no vestibular é pesquisar as provas aplicadas nos anos anteriores. Cada faculdade tem critérios próprios e costuma privilegiar determinados conteúdos – interpretação de textos, domínio de fórmulas, capacidade de redação, etc. O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), cujas notas são utilizadas para a classificação do SiSU (Sistema de Seleção Unificado, adotado pelas universidades federais e muitas faculdades estaduais e particulares), avalia a capacidade do estudante de aplicar os conhecimentos teóricos em situações cotidianas e também o domínio de informações da atualidade.

É importante controlar a ansiedade. De nada adianta dedicar dez horas diárias ao estudo, se a capacidade de assimilação se esgota nos primeiros 120 minutos. Mais uma vez, cada um tem sua maneira própria de se distrair: sair com amigos, namorar, praticar esportes, dançar. Não se prive do lazer, porque é justamente nestes momentos que colocamos em prática os assuntos teóricos, e sempre é possível contar com a ajuda de amigos para tirar dúvidas ou discutir o tema de um livro.

+ Leia: Qual sua Vocação? Dicas de Orientação Profissional

Na véspera da prova, o relaxamento é a melhor dica: passear, ir ao cinema, bater papo, seguido de uma boa noite de sono. Evite os estimulantes (café, energéticos, etc.), confira o material necessário (lápis, borracha, etc.), durma bem e, no “dia D”, tome um bom café da manhã, sem exageros, chegue com antecedência ao local do vestibular e resolva os exercícios propostos dos mais fáceis aos mais difíceis. As probabilidades de sucesso serão muito maiores.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *