10 Dicas Úteis para Maratonistas Iniciantes

Além de muita preparação física, correr uma maratona pela primeira vez requer outros cuidados essenciais para um bom desempenho. Visando auxiliar o maratonista iniciante, produzimos este artigo contendo 10 dicas simples, as quais contribuirão para um melhor desempenho durante o percurso. Confira e prepare-se!

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Maratonistas Iniciantes: 10 Dicas para um Bom Desempenho

1. Teste o percurso: Mesmo treinando há bastante tempo, realizar um “simulado” da maratona é muito importante. Dias antes da corrida, faça um ensaio geral: levante no mesmo horário o qual pretende se levantar no dia da prova, alimente-se da mesma forma e faça o percurso oficial. Tal atividade é indispensável, pois somente assim você saberá como o seu corpo reagirá durante e depois da maratona.



2. Tire dúvidas: Acompanhe os outros corredores, principalmente os mais experientes. Pergunte o que eles esperam da maratona, como pretendem se preparar, quais roupas irão vestir etc. Uma boa dica é acompanhar os fóruns dos eventos.

3. Fique de olho na previsão do tempo: Monitorar as condições climáticas previstas para o dia da prova é indispensável. Afinal, você deverá se preparar diferenciadamente para dias ensolarados, nublados e chuvosos.

4. Entenda o percurso: Para prepara-se com segurança, e necessário conhecer muito bem o percurso. Procure informações sobre a disposição das estações de água, banheiros e elevações das ruas e avenidas.

5. Planeje a rotina do dia da maratona: Imprevistos acontecem. Por isso, é importantíssimo se atentar aos horários de cada uma das tarefas do dia. Acorde no horário, não demore no banho e saia de casa com pelo menos duas horas de antecedência.

6. Na véspera da corrida, durma cedo: No dia que antecede a corrida, não saia com os amigos e não fique acordado e tarde. Seu corpo precisa descansar para aguentar o dia puxado de maratona. Lembre-se que meses de preparo não podem ser perdidos apenas por uma noite de balada!

7. Evite estresse: Manter o pensamento positivo é imprescindível para um bom desempenho. Portanto, esqueça maratonas passadas e deixe os problemas de lado. Este é um momento de relaxamento e diversão.

8. Siga o seu ritmo: Em uma maratona existem atletas de níveis diferentes, ou seja, há os corredores de elite, os intermediários e os iniciantes, como você. Portanto, siga apenas o seu ritmo sem se preocupar com os que estão ao seu lado. Cada corredor possui um limite diferenciado e está preparado de maneira única. Respeite seus limites!

9. Utilize o banheiro antes da prova: Em uma maratona com duração de aproximadamente 1 hora, é sabido que as necessidades fisiológicas podem interferir no desempenho. Por isso, vá ao banheiro bem antes do início da prova. Lembre-se de que o volume de pessoas é alto, então, a fila poderá ser maior do que pensa.

10. Vista seu nome à favor do apoio: Com o seu nome visível, seja na camiseta ou escrito no braço, os espectadores dispostos ao longo da prova poderão gritar seu nome e lhe dar mais ânimo, apoio e empolgação. Isso pode ser um detalhe crucial para uma boa corrida!


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