Dicas para Emagrecer de Forma Saudável

Quem quer emagrecer – e manter o “shape” – de forma saudável precisa mudar alguns hábitos nocivos à saúde.

Não tem jeito: não existem fórmulas milagrosas para emagrecer. Apesar das dezenas de dietas que surgem de tempos em tempos prometendo resultados mágicos, a única forma para emagrecer de forma saudável é a mudança de hábitos. Para quem permaneceu durante anos – talvez décadas – totalmente sedentário e consumindo alimentos inadequados – como os industrializados, cheios de sódio e aditivos para conservar e realçar o sabor, pode parecer um suplício adotar exercícios físicos e uma dieta saudável.

ganho de peso



Dicas para Emagrecer de Forma Saudável

O sobrepeso e a obesidade não são apenas problemas estéticos. Com o passar do tempo, eles provocam sérios problemas de saúde, especialmente no sistema cardiorrespiratório, ossos e articulações. Por outro lado, quem manteve um corpo “cheinho” por muitos anos não deve esperar chegar à forma de um top model – nem deve, porque a magreza extrema, cuja moda já chegou aos modelos masculinos, também prejudica a qualidade de vida.

A boa notícia é que a reeducação alimentar e a adoção de exercícios na rotina diária não são missões impossíveis e trazem resultados relativamente rápidos para um emagrecimento saudável.

Em primeiro lugar, é preciso consultar um nutricionista, para que seja prescrita a dieta. Não existe um regime ideal: o consumo de proteínas, carboidratos e gorduras – elas não precisam desaparecer das refeições – está relacionado a fatores como idade, tipo físico, histórico de doenças, etc. Uma dica para emagrecer é passar a fazer pequenos lanches entre as principais refeições.

Barras de cereais e frutas como pera e figo (e muitas outras) são ricas em fibras, que conferem sensação de saciedade por mais tempo, evitando “ataques” à geladeira e porções exageradas no almoço e no jantar.

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Alimentação Saudável

De modo geral, são necessárias seis porções diárias de frutas, verduras e legumes, para a absorção dos sais minerais e vitaminas necessários à manutenção da saúde. Parece difícil? Um copo grande de suco de laranja responde por metade desta quantidade. Mesmo assim, os sucos e vitaminas devem variar, porque alguns são muito calóricos (como a própria laranja). Um pires raso de salada equivale a outra porção e uma frutinha completa o cardápio. Uma dica simples para emagrecer com saúde é deixar os pratos bem coloridos (o amarelo, laranja, vermelho, verde e verde-escuro indicam diferentes nutrientes), e isto é possível até num restaurante por quilo.

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Para garantir as proteínas, cortes magros de carne vermelha (como o músculo e o filé mignon), filés de frango (sem a pele) e peixes dão conta do recado. Um copo de leite desnatado no café da manhã e um “bifinho” (a medida certa é o tamanho da mão, sem os dedos) no almoço e jantar garantem excelente nutrição e pode ser combinado com o brasileiríssimo arroz com feijão (ou outra leguminosa).

No inverno, é comum o abandono dos vegetais. Dias frios combinam com gorduras, massas e sopas quentes. Evite tudo isto. Prepare legumes no vapor, batatas das mais diversas formas (sem arroz, para impedir o excesso de carboidratos) e, para a sobremesa, faça frutas quentes. Pera, banana e maçã são as mais cotadas.

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Uma sopa quente pode der um bom prêmio no fim do dia. Basta trocar creme de leite por iogurte desnatado e incluir legumes como abobrinha e cenoura, que podem ser batidos no liquidificador por quem não tem o hábito de consumi-los. O bacon fica de fora, mas carnes magras podem figurar entre os ingredientes. Como é evidente, este é o jantar.

emagrecer

Com todos estes hábitos diários, é possível dar umas escapadas, como uma pizza no sábado, um churrasco no domingo e uma barra de chocolate (40 gramas, meio amargo), mas tudo com moderação: em apenas uma das refeições semanais, é possível exagerar um pouquinho.

Para complementar, os exercícios físicos. Quem pratica apenas “sofá e TV” pode começar com 30 minutos de exercícios aeróbicos em dias alternados: basta caminhar, correr, nadar ou pedalar, aumentando a carga conforme se sinta pronto para isto. Sedentários, não é preciso se assustar: os exercícios liberam endorfina na corrente sanguínea, o que provoca sensação de bem estar. Corpo e mente agradecem.


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