Dicas para Economizar Dinheiro em 2016

Para muitos brasileiros, guardar dinheiro é uma tarefa considerada impossível. Apesar da meta “Poupar dinheiro este ano” fazer parte da listinha de desejos preparada a cada novo ano, quase nunca a tarefa é cumprida. Para lhe auxiliar, selecionamos em nosso artigo 10 dicas infalíveis para que você se torne um poupador. Leia-as, coloque-as em prática e engorde o seu porquinho!

Como se Tornar um Poupador? Economizando!

economizar dinheiro

Mantenha as contas organizadas: Você sabe para onde vai o seu dinheiro? Ter esta informação é essencial para que você saiba, por exemplo, onde poderá economizar. Por isso, mantenha os gastos organizados e, se possível, controle através de uma planilha. Uma boa dica é separar os gastos fixos dos gastos variáveis.



Não poupe as sobras: O grande erro dos que desejam poupar é investir o valor que sobra das contas. O contrário deve ser feito: coloque os investimentos no topo da lista e, com o que sobrar, pague as contas e gaste o que sobrar.

Não importa qual seja o valor, poupe mesmo assim: Não espere ter uma boa quantia para iniciar a poupança. Inicie imediatamente, mesmo que este valor pareça ínfimo. No final, estes pequenos valores representarão uma grande economia!

Planeje poupar o mínimo de 10%: Apesar da dica anterior, é interessante que o poupador estabeleça uma meta de poupar cerca de 10% de seus rendimentos mensais.

+ Confira:

Dicas para Guardar Dinheiro Durante a Faculdade

Como Abrir o Próprio Negócio em Casa

Onde Investir Dinheiro em 2016?

Não comemore antecipadamente e não se engane: Um grande defeito dos brasileiros que se dizem poupadores é comemorar antecipadamente a economia de janeiro, esquecendo-se que esta deverá continuar em fevereiro. Conseguiu poupar uma grande quantia neste mês? Ótimo! Porém, lembre-se de que o mesmo deverá acontecer em fevereiro e nos meses seguintes.

Defina e planeje seus objetivos: Assim como em qualquer outra atividade, a motivação pode facilitar o processo de poupar dinheiro. Por isso, defina um objetivo claro, no qual o dinheiro será investido – seja a compra de um novo computador, um automóvel ou uma viagem com a família.

Poupe e invista em outros mercados, além da poupança e da renda fixa: Existem outras formas de investir e poupar dinheiro, além da poupança que, diga-se de passagem, rende bem pouco. Algumas opções são investir do tesouro direto, cujo valor mínimo para investir é de R$30,00, e também em ações. Porém, saiba que investir em ações é um bom negócio especialmente para investimentos que serão abatidos em um longo espaço de tempo.

Antes de poupar, pague o que puder ser pago: É interessante saber que somente consegue poupar com facilidade quem consegue pagar uma parte de suas dívidas, principalmente as que cobrem altos juros por atraso – como é o caso dos cartões de crédito. Quando se trata de crédito imobiliário, por exemplo, é possível conviver com a dívida e, ao mesmo tempo, poupar.

Se possuir dívidas com o banco, negocie e utilize os rendimentos para quitá-las: Quando se tem um bom valor em mãos, é possível conseguir bons descontos e vantagens no pagamento total da dívida. Não hesite em negociar com o seu banco e utilizar os rendimentos do investimento para quitar as dívidas de longo prazo.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *