Dicas para Alugar Imóvel sem ter Problemas

Na hora de comprar ou de alugar um imóvel, várias dúvidas povoam a mente, não é mesmo? Ninguém que quer fechar um negócio nesse segmento quer ser passado para trás ou ter algum tipo de prejuízo, para isso, algumas dicas são primordiais na hora de assinar o seu contrato de compra ou de aluguel de um imóvel.

Antes de alugar seu imóvel, visite o local em dois horários diferentes, pela manhã e pela noite, pois assim terá uma noção mais esclarecida da situação da casa com relação à luminosidade, barulho, movimento e riscos do bairro.

Informe-se sobre o risco de alagamento da casa em época de chuva e para saber se o trânsito é intenso por ali, por exemplo.



Pretende Alugar um Imóvel? Confira as dicas!

aluguel de imóvel

Na primeira visita ao imóvel, leve todos os documentos necessários para o caso de querer fechar o negócio o mais rápido possível, pois, algumas ofertas são imperdíveis. Observe as informações que devem estar claras no contrato a ser assinado:

  • o valor atual do aluguel, seu índice e periodicidade do reajuste;
  • as datas de início e término da locação;
  • o tipo, o local e a data de pagamento do aluguel;
  • o tipo de garantia dado;
  • o valor da multa para ambos os lados em caso de rescisão antecipado;
  • o termo de vistoria do imóvel devidamente elaborado.

A dica mais recorrente advinda de pessoas com vasta experiência em aluguéis de casa é que se fuja da intervenção das imobiliárias, mas que nunca se deixe de contar com a assistência de um bom advogado. Nesse contexto, busque imóveis cujo contato e estabelecimento do contrato se dê diretamente com o proprietário do lugar. Ainda que seja cansativo, é preciso dedicar parte de seu tempo em busca de imóveis com esse perfil.

+ Confira: Cuidados ao Alugar uma Casa ou Apartamento

Conheça o bem proprietário do imóvel e a natureza de seus futuros vizinhos, fique por dentro das recomendações do dono, de sua relação com os demais locatários, antes de se mudar. Em caso de apartamentos, por exemplo, converse com porteiros e zeladores do prédio, estabeleça um vínculo de confiança e obtenha informações verdadeiras sobre a moradia.

alugar imóvel

Outra recomendação importante é que o locatário considere os custos que terá no momento em que for devolver o imóvel. Atente-se para o fato de que todos os contratos de aluguel impõe que o imóvel seja entregue no mesmo estado em que foi alugado. Desse modo, se houver danos no local no período em que você esteve lá, a despesa de reparo é sua.

Para isso, fique atento a todos os problemas que o imóvel possa apresentar, evite lugares que precisem de muitas reformas, a não ser que isso implique em um bom desconto no valor de seu aluguel. Documente todas as informações através do contrato e com fotos. Do mesmo modo que não é indicado fazer algum tipo de melhoria no imóvel depois de alugado.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *