Dicas de Fotografia

A fotografia eterniza os mais diversos momentos, mas é preciso alguns cuidados para fazer uma boa foto. Algumas dicas ajudam.

Já foi dito que “uma imagem vale mais que mil palavras”. Talvez isto explique o sucesso da fotografia. Desde que ela foi inventada, no início do século XIX, milhões – ou talvez bilhões de pessoas – despendem tempo em muitos cliques, por hobby ou profissão. No entanto, para os fotógrafos iniciantes, é bom prestar atenção a algumas dicas para obter bons resultados.

A primeira dica é fundamental: ler o manual da câmera fotográfica para conhecer seus recursos, métodos de limpeza e conservação do equipamento. São muitas as pessoas que compram máquinas caras e passam anos sem conhecer técnicas simples, como a redução de olhos vermelhos, por exemplo.



Dicas de Fotografia

Dicas de Fotografia

As câmeras, especialmente as digitais, normalmente precisam ser configuradas antes das primeiras fotos. Lido o manual, podem ser feitos alguns testes para adaptar-se ao equipamento. O enquadramento é muito importante para uma boa fotografia: o objeto principal precisa ficar centralizado e, numa foto de corpo inteiro, cabeça e pés devem aparecer na foto. Se for um grupo de pessoas, todas devem aparecer.

Uma boa é dividir mentalmente o visor da câmera em três colunas e três linhas: é o que os profissionais chamam de “regra do terço”. Os pontos de interseção entre as linhas são as áreas mais interessantes da foto. Centralize os olhos da pessoa, por exemplo, e vai conseguir bons resultados.

Iluminação adequada para fotografia

Na fotografia, pessoas, animais e objetos devem aparecer nítidos. Verifique a necessidade de usar o flash e de posicionar o modelo sem que ele seja ofuscado pelo Sol. Fotos com o modelo contra o Sol (ou iluminação artificial) fatalmente deixarão o modelo escuro, com uma aura brilhante em volta. A menos que o objetivo seja um efeito de claro-escuro, evite.

O flash só deve ser usado se a câmera não tiver sensibilidade para corrigir a luz. Quando ele é disparado muito perto do modelo, ilumina demais a região do rosto e revela prováveis imperfeições. De muito longe, escurece todo o modelo. Se ele for realmente necessário, o melhor método é o da tentativa e erro, para descobrir a distância ideal, que geralmente é um pouco maior do que a usada para um retrato sem flash. Basta ativar o zoom para conseguir o enquadramento desejado.

Em dias nublados, a luz difusa do Sol realça cores e suaviza os contornos; esta é uma excelente opção para tirar retratos.

Existem boas opções caseiras de iluminação, que melhoram bastante a qualidade das fotos. Basta pesquisar em lojas de material fotográfico para encontrar uma fonte que pode melhorar bastante a qualidade das fotos.

Atenção ao cenário na hora de tirar fotos

Muitas vezes o fotógrafo preocupa-se demais com o modelo e esquece o que está à volta e ao fundo. Isto pode gerar fotos caricatas e até constrangedoras

Além disto, é preciso atentar para o contraste de cores. Uma pessoa vestida de branca, fotografada à frente de um muro branco, não vai ser bem fotografada.

Curso de Fotografia
Curso Promoção

Concentração é fundamental antes do “click”

Apesar de muitas câmeras fotográficas disponíveis no mercado contarem com dispositivos que reduzem significativamente as trepidações, sempre que possível utilize um tripé (ou monopé) ou mantenha a máquina sobre uma superfície plana no momento dos cliques. O apoio é necessário em fotos com timer, quando o fotógrafo também vai participar da cena.

Câmeras digitais, a menos que estejam no modo totalmente manual, tomam decisões sobre foco, tempo de exposição, etc. Quando for fotografar uma ação rápida, como um jogo ou uma corrida, é possível escolher a opção Prioridade de Obturador, para aumentar a velocidade de captação de imagem – deixá-lo em 1/125 segundo ou mais ajudará a congelar o movimento e a fotografia ficará mais nítida.

Álbuns Digitais Online para você fazer upload do seu trabalho

Programas como Picasa ou iPhoto ajudam a organizar as fotos e também a melhorar a qualidade delas. Com eles, é possível corrigir pequenos defeitos, melhorar o enquadramento, unir fotos e ajustar a exposição. O resultado final é bem melhor do que a imagem apenas transferida para o computador. Quem tem experiência pode usar os recursos do Adobe Photoshop.

Ao postar seus álbuns nas redes sociais, tenha cuidado com quem pode vê-las. Se você não limitar o acesso, elas se tornarão públicas e poderão causar alguns problemas sérios.

+ Confira também: Curso de Fotografia SENAC

Seguro de Câmera

A violência urbana apresenta estatísticas cada vez mais preocupantes. Por isto, é importante fazer um seguro da câmera e demais equipamentos, para garantir o patrimônio.

Roubos e furtos, que sempre foram comuns nas grandes metrópoles, já são comuns em cidades médias e pequenas. quando sair com sua máquina para passeios em parques e praças, garanta a proteção. De qualquer foto, evite fotografar em áreas desertas e, da mesma forma, não circule com a câmera em locais muito movimentados.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *